A prevenção de doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), doença arterial periférica, insuficiência cardíaca, entre outras, é urgente. Afinal, isso permite evitar casos graves, fazendo com que as pessoas vivam mais, com mais saúde e qualidade de vida. É isso que trata a campanha Setembro Vermelho!
No Anga Medicina Diagnóstica, localizado em Cacoal, RO, estamos engajados com essa ação tão importante. Neste e nos próximos meses, comprometa-se a cuidar melhor do seu coração e inspire seus familiares e amigos a fazerem o mesmo. Para saber como, continue a leitura e conte com a nossa ajuda!
O que é a campanha Setembro Vermelho?
A campanha Setembro Vermelho é uma ação de conscientização global que alerta para a importância da prevenção de doenças cardiovasculares. Para isso, objetiva tornar conhecidos os fatores de risco e incentivar a adoção de hábitos mais saudáveis, incluindo o acompanhamento cardiológico e os exames regulares.
Vale lembrar que as doenças cardiovasculares são as enfermidades que mais matam no Brasil e no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 14 milhões de pessoas no Brasil e meio bilhão de pessoas no mundo são acometidas por elas.
Somente no nosso País, ocorrem cerca de mil óbitos por dia em decorrência de doenças cardiovasculares, as quais poderiam ser prevenidas ou, pelo menos, tratadas em tempo oportuno. Na prática, isso significa que a grande maioria dessas mortes poderia ser evitada por meio de medidas preventivas simples.
Quais hábitos de vida favorecem a melhora da saúde cardiovascular?
Fato: para se manter fora das referidas estatísticas, é preciso melhorar os hábitos de vida. Isso inclui controlar os fatores de risco, tais como hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto, obesidade, sedentarismo e tabagismo.
Portanto, é necessário ter uma alimentação saudável e nutricionalmente balanceada, praticar exercícios físicos regularmente, dormir bem, minimizar o estresse e parar de fumar. Também é fundamental ir às consultas médicas anuais e fazer os exames de rotina. Além disso, caso tenha diabetes, pressão alta, hipercolesterolemia e/ou outras doenças, deve-se seguir os tratamentos médicos adequadamente, conforme a recomendação do especialista responsável.
Quais exames ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares?
Existem diversos exames laboratoriais e de imagem indicados para a prevenção de doenças cardiovasculares. Os principais são:
- exames de sangue, como hemograma completo, perfil lipídico, glicemia em jejum, dosagem de hormônios tireoidianos, creatinina, ácido úrico, enzimas hepáticas e outros marcadores inflamatórios;
- eletrocardiograma (ECG), que releva alterações do ritmo cardíaco, bloqueios, isquemias, entre outras ocorrências;
- teste ergométrico, também chamado de teste de esforço, o qual permite avaliar o funcionamento do sistema cardiovascular sob esforço;
- holter 24 horas, realizado para monitorar a atividade elétrica do coração de forma contínua, durante a vigília e o sono;
- angiotomografia cardíaca, também conhecida como angiotomografia coronariana ou angio TC coronariana, que permite visualizar as estruturas anatômicas do coração;
- ecocardiograma com doppler, também chamado de ecodopplercardiograma, o qual funciona como uma ultrassonografia do coração;
- monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA), para acompanhar o comportamento da pressão sanguínea por 24 horas;
- tomografia computadorizada do tórax, importante para identificar tumores na região;
- ressonância magnética cardíaca, para visualizar o funcionamento do coração e estruturas relacionadas por diferentes ângulos;
- testes genéticos, pois certas arritmias e miocardiopatias podem ter origem em alterações genéticas hereditárias, informação relevante para o aconselhamento familiar.
Quando e onde realizar um check-up cardiológico em Cacoal?
Recomenda-se visitar o cardiologista anualmente, visando a prevenção de doenças cardiovasculares e não apenas quando surgem complicações. A orientação é especialmente indicada a partir dos 35 anos, principalmente, no caso de pessoas sedentárias. Aliás, se houver histórico familiar de doenças do coração, deve-se iniciar o acompanhamento com o cardiologista a partir dos 30 anos.
Quem reside na região de Cacoal pode fazer o check-up do coração no Anga, é claro. Somos um centro de medicina diagnóstica de referência na região Norte, com um corpo clínico altamente capacitado e os mais modernos equipamentos.
Assim, aproveite o incentivo da campanha Setembro Vermelho e seja um exemplo de atitude em prol da prevenção de doenças cardiovasculares. Se estiver na faixa etária para a realização dos check-ups cardíacos ou caso seu médico de rotina tenha indicado realizá-los, não perca tempo e conte conosco!
Esperamos que o conteúdo tenha sido conscientizador. Para acompanhar as próximas publicações do blog e conferir outras dicas de saúde, siga nossas redes sociais: estamos no Facebook e Instagram!