O exame de holter 24 horas é um dos principais tipos de exames do coração. Trata-se de um método diagnóstico indicado para monitorar as variações no ritmo e na frequência cardíaca que ocorrem durante a vigília e o sono — as chamadas variações circadianas espontâneas. Para isso, o paciente usa um pequeno aparelho portátil, com eletrodos conectados ao tórax, e deve manter sua rotina habitual. Enquanto isso, o dispositivo realiza o registro eletrocardiográfico contínuo, por 24 horas.
Neste artigo, veja quando o exame é indicado e o que faz dele tão importante. Se você precisa realizar um holter 24 horas em Cacoal, RO, continue a leitura!
Para quem é indicado?
O holter 24 horas é indicado para monitorar as alterações no ritmo e na frequência cardíaca que ocorrem durante o dia e a noite. Ele costuma ser solicitado na investigação:
- arritmias cardíacas;
- palpitações, tonturas e/ou desmaios (síncopes);
- suspeita de cardiopatias, como insuficiência cardíaca, isquemia cardíaca etc;
- controle após uso de certas medicações, que afetem a atividade elétrica do coração;
- avaliação do marcapasso; entre outras situações.
Trata-se de um exame muito útil para observar anormalidades eventuais, que aparecem e desaparecem inesperadamente. São eventos que, dificilmente, seriam observados no eletrocardiograma (ECG).
Por meio do monitoramento contínuo, pode-se identificar arritmias assintomáticas. Isso faz do holter 24 horas um exame extremamente importante para salvar vidas.
Como o exame é realizado?
O paciente precisa usar um monitor que registra, continuamente, as atividades elétricas do coração. Para isso, alguns eletrodos são fixados no tórax e conectados ao aparelho, que fica pendurado no cós da calça.
É muito importante que a rotina no dia do exame seja a mesma de costume. Caso apresente algum sintoma, o paciente deve anotar em um diário o que sentiu e o respectivo horário.
Porém, como é preciso manter os eletrodos por 24 horas, não é permitido tomar banho. Outra recomendação é não usar travesseiros magnéticos, para evitar interferências no registro das atividades elétricas do coração. Já o uso de celular, micro-ondas e demais eletrodomésticos é liberado.
Quais são os possíveis resultados?
Ao término do exame, o registro eletrocardiográfico contínuo é enviado para um especialista que analisa a atividade elétrica do coração e elabora o laudo. Para isso, ele avalia a variabilidade da frequência cardíaca (relativa aos intervalos entre os batimentos).
Os sintomas anotados no diário do paciente, por sua vez, servem para comparação com alterações registradas no monitor. Eles ajudam a determinar, por exemplo, se o ritmo cardíaco anormal pode ser a causa dos sintomas.
Vale destacar que ter uma ampla variabilidade da frequência cardíaca ao longo do dia é um bom indicativo: significa que o paciente é saudável, com boa capacidade de adaptação. Já a baixa variabilidade indica mau funcionamento fisiológico, com capacidade de adaptação abaixo da média.
Como se preparar para o holter 24 horas?
Recomenda-se tomar banho um pouco antes do exame — mas sem passar nenhum creme no tórax. Pacientes portadores de marca-passo devem apresentar a carteirinha de identificação do aparelho. Sem isso, a análise e interpretação do exame podem ficar comprometidas.
Existem contraindicações para a realização?
Não existem contraindicações para a realização do exame, com exceção de quem tem alergia ao adesivo usado nos eletrodos. Além disso, ele não deve ser realizado se houver lesões no tórax, para evitar o agravamento do problema. Nesses casos, recomenda-se aguardar a melhora da pele.
Como retirar os eletrodos após 24 horas?
Para remover os eletrodos sem machucar a pele, basta tomar banho e usar um creme hidratante. Mas atenção: não exponha a região à luz solar enquanto houver marcas, para não manchar. Para tomar sol, aguarde de três a cinco dias, pelo menos.
Qual é a importância do holter 24 horas?
O holter 24 horas é bastante solicitado pelos clínicos gerais e cardiologistas. Ele permite tanto relacionar os sintomas relatados pelos pacientes às alterações eletrocardiográficas, como também identificar arritmias assintomáticas.
Por isso, recomenda-se que todos os pacientes, inclusive assintomáticos, façam um check-up cardiológico por ano. Realizar exames do coração precoce e periodicamente pode prevenir o agravamento ou até evitar doenças do coração. Eles são indicados:
- entre 30 e 35 anos de idade, quando há história familiar de distúrbios cardíacos, pois a genética é um fator de risco importante para essas doenças;
- a partir dos 35 a 40 anos, para pessoas sem histórico familiar de problemas cardiovasculares, mas que sejam sedentárias (outro fator de risco importante);
- conforme a orientação médica individual, em gestantes, doentes crônicos, imunossuprimidos, pacientes oncológicos, entre outros.
Onde fazer um holter 24 horas em Cacoal?
Para realizar um holter 24 horas em Cacoal e região, conte com o Anga! Somos um reconhecido centro de referência em medicina diagnóstica no Norte do Brasil. Graças a estrutura completa e corpo clínico altamente qualificado, aqui você obtém seus diagnósticos com a máxima assertividade e sem demora. Tudo isso, sem abrir mão do atendimento humanizado!
Caso haja alguma dúvida sobre esse ou outros exames do coração, sinta-se à vontade para nos consultar. Entre em contato agora mesmo!