O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Quando procurar um cardiologista pediátrico?

Atualizado em: 04/04/2024 | Publicado em:

check-up cardíaco costuma ser indicado para adultos. No entanto, algumas situações específicas podem levar à necessidade de cuidar do coração na infância ou na adolescência, seja de maneira preventiva ou mesmo intervencionista. Nestes casos, é imprescindível procurar um cardiologista pediátrico!

Quer saber quando levar o filho ao especialista? E onde encontrar um bom cardiologista pediátrico em Cacoal, RO? Então, continue a leitura!

Quando é preciso procurar um cardiologista pediátrico?

Essa é uma pergunta que deixa muitos pais em dúvida. Geralmente, deve-se levar o filho ao cardiologista pediátrico nas seguintes situações:

  • devido a cardiopatias congênitas, ou seja, quando a criança nasce com alguma malformação na anatomia do coração;
  • devido a cardiopatias adquiridas, as quais surgem ao longo do desenvolvimento, como as arritmias e as miocardiopatias;
  • devido a presença de fatores de risco importantes para cardiopatias futuras, como histórico pessoal ou familiar de hipertensão, dislipidemias, diabetes, obesidade ou outras doenças ou condições que afetam o coração;
  • devido à prática de esportes intensos, como futebol, skate, ginástica olímpica, entre outros.

Em relação ao primeiro grupo, a necessidade de procurar um cardiologista pediátrico é clara, inclusive, por conta do risco. No caso do último também é fácil entender a importância do check-up cardíaco, o qual se insere dentro da análise global da saúde da criança. Essa varia conforme a modalidade praticada e pode incluir, ainda, avaliações com nutricionistas, ortopedistas e outros especialistas.

Já nos demais grupos, o convencimento dos pais nem sempre é fácil. Afinal, nem todos os responsáveis levam a sério a necessidade do acompanhamento cardiológico em crianças aparentemente “normais”. Isso ocorre, principalmente, quando a abordagem é preventiva, envolvendo mudanças no estilo de vida da família (como melhorias na alimentação e a prática de atividades físicas).

No entanto, esse tipo de pensamento é controverso. Mesmo porque, sabe-se que mudança de hábitos na infância ou até na adolescência é mais fácil do que na vida adulta. E tem mais: a capacidade de reversão dos danos e regeneração física na juventude também é bem melhor do que com o avanço da idade.

Quais são as principais doenças tratadas pelo especialista?

O cardiologista pediátrico diagnostica e trata uma série de doenças. Conheça as mais frequentes a seguir.

Cardiopatias congênitas

As cardiopatias congênitas costumam ser identificadas durante a gestação, por meio das ultrassonografias do pré-natal e do ecocardiograma. Sua origem pode estar associada à herança genética, a doenças maternas (como diabetes ou lúpus), entre outras causas.

Em casos leves, o tratamento é medicamentoso e visa a redução dos sintomas. Já em casos graves, o tratamento é cirúrgico.

Dislipidemias

As dislipidemias se caracterizam pela presença de níveis elevados de gordura (lipídios) no sangue, como colesterol e triglicerídeos aumentados. Suas causas na infância e adolescência estão ligadas à alimentação rica em gorduras, sedentarismo e sobrepeso ou ao histórico familiar de dislipidemia. O tratamento exige mudanças de hábitos e, por vezes, uso de medicação.

Doença cardíaca reumática

doença cardíaca reumática é provocada pela lesão nas válvulas e músculos cardíacos, devido a cicatrizes deixadas pela febre reumática. Essa, por sua vez, começa nas crianças como uma dor de garganta ou amigdalite, decorrente da infecção por bactérias estreptocócicas.

Insuficiência cardíaca

A ocorrência de insuficiência cardíaca na infância e adolescência pode ter relação com alguns tipos de cardiopatias congênitas não adequadamente tratadas. É o caso da comunicação interventricular, da persistência do canal arterial, do defeito do septo atrioventricular, da coarctação de aorta, entre outras.

Pode, também, ser decorrente de doenças que afetam o músculo do coração, como a miocardite aguda e a miocardiopatia dilatada. Outras vezes tem origem em sequelas de doenças nas valvas cardíacas, como a já citada febre reumática.

Pressão alta

pressão alta em crianças ou adolescentes pode ter origem:

Sopro cardíaco

sopro cardíaco pode ser identificado com o estetoscópio. Trata-se de uma alteração frequente em crianças em idade escolar, não sendo considerada uma doença. No entanto, o pediatra responsável pode recomendar uma visita ao cardiologista pediátrico, para aprofundar sua investigação.

Quem solicita o encaminhamento ao especialista?

Na maioria das vezes, quem solicita o encaminhamento ao cardiologista pediátrico é o pediatra que faz o acompanhamento de rotina. Tal necessidade é constatada após a identificação de fatores de risco na anamnese e/ou em decorrência de alterações nos exames físicos ou complementares (laboratoriais e/ou de imagem).

Leia também: Quais exames podem detectar problemas no coração?

Outra possibilidade de encaminhamento é quando a criança dá entrada em um pronto-atendimento, com sintomas sugestivos de cardiopatias. E além dos médicos, a orientação para consultar um cardiologista pediátrico também pode ser feita pelo treinador ou professor de educação física da criança.

Onde encontrar um cardiologista pediátrico em Cacoal?

Se estiver procurando por cardiologista pediátrico em Cacoal, vá ao Anga Medicina Diagnóstica. A Dra. Rafaela Barbosa da Silva Santos é a nossa especialista na área e conta com toda a infraestrutura necessária. Assim, está apta a diagnosticar e, se preciso, tratar quaisquer alterações no funcionamento do coração de crianças e adolescentes.

Vale lembrar que muitas doenças cardiovasculares prevalentes em adultos, como a aterosclerose (placas nas artérias), podem começar na infância, a partir dos dois anos. Assim, boa parte dos pacientes que hoje precisam de tratamentos crônicos foram crianças com fatores de risco negligenciados, que não foram cuidadas em tempo oportuno.

Portanto, caso seu filho se enquadre em alguma das condições que levem à necessidade do acompanhamento com um cardiologista pediátrico em Cacoal, não perca tempo. Lembre-se que, quanto antes o controle dos fatores de risco começar, maiores as chances de evitar danos ao coração e outros órgãos vitais!

Se estiver na região, conte com a equipe de cardiologia do Anga para cuidar da saúde de seus filhos. Em caso de dúvidas, entre em contato e converse com nossos especialistas!

Publicado por:
Somos um centro de referência em Medicina Diagnóstica, Medicina Ocupacional e Programas de Segurança do Trabalho, localizados no coração de Cacoal (RO).
Cadastre seu e-mail para receber informativos