O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

7 benefícios do futebol para a saúde

Atualizado em: 01/06/2022 | Publicado em:

A paixão nacional do brasileiro faz muito mais do que proporcionar entretenimento em época de campeonatos. Quem vive suando a camiseta atrás da bola não apenas extravasa o estresse, como afasta doenças e tem mais qualidade de vida. Para provar, escrevemos este artigo mostrando os principais benefícios do futebol!

Se você é fã do esporte e sempre faz questão de bater uma bolinha, continue a leitura. Dessa forma, quando alguém reclamar que você passa muito tempo jogando, diga que é para o bem da saúde!

Quais são os principais benefícios do futebol?

O futebol, como qualquer exercício físico, é capaz de melhorar ou manter as capacidades físicas, assim como o peso ideal. A seguir, detalhamos seus principais benefícios.

1. Melhora do sistema cardiorrespiratório

A aptidão cardiorrespiratória é o que permite se movimentar e realizar tarefas sem se sentir cansado. Um dos principais benefícios do futebol é, justamente, fortalecer o coração e os pulmões, provendo mais oxigênio ao organismo a cada batimento cardíaco.

2. Ajuda a emagrecer e manter o peso ideal

Em uma partida de 90 minutos, pode-se queimar até 810 calorias (nove calorias por minuto). Mas atenção: o gasto varia conforme a idade, o índice de massa corpórea (IMC) e o nível de condicionamento.

Além disso, para que o emagrecimento ocorra, a ingestão calórica diária deve ser menor do que o gasto calórico do dia. Portanto, não basta jogar futebol. Para perder peso é preciso, também, alimentar-se de maneira saudável.

3. Fortalece a musculatura

O futebol fortalece os músculos das pernas, glúteos e da coluna (o que inclui o abdome e as costas). Ao mesmo tempo, melhora a amplitude de movimento das articulações.

4. Desenvolve diversas habilidades

O futebol desenvolve a coordenação motora, o equilíbrio, a flexibilidade, a agilidade, a força e a velocidade. Tais habilidades são benéficas não apenas durante as partidas, mas também para a execução das tarefas do dia a dia.

5. Diminui os sintomas de asma

O futebol melhora a capacidade respiratória — em especial, a musculatura do tórax. Como promove a expansão dos pulmões, ele beneficia a ventilação do órgão, aliviando os sintomas da asma. Mas, o benefício é valido, somente, para quem segue o tratamento medicamentoso corretamente.

6. Aumenta a socialização

Como se trata de um esporte coletivo, o futebol permite se relacionar socialmente e ajuda a fazer amizades. Aos poucos, esse hábito ultrapassa o perímetro do campo (ou da quadra) e se estende para o convívio familiar, acadêmico e profissional.

7. Alivia o estresse e a ansiedade

Jogar futebol, assim como ocorre em outros esportes, aumenta a liberação de hormônios ligados à sensação de bem-estar (endorfina, serotonina e dopamina) e redução da dor. Além disso, a prática ajuda a ter um sono de qualidade, o que também contribui para o afastamento do estresse e da ansiedade, assim como a melhora da disposição e do humor.

Como o futebol ajuda a prevenir doenças?

A melhora na capacidade física promovida pelo esporte, além de facilitar as tarefas do dia a dia, também ajuda na prevenção de uma série de doenças. Por exemplo:

  • obesidade;
  • diabetes;
  • acidente vascular cerebral (AVC);
  • hipertensão e outras cardiopatias;
  • alguns tipos de cânceres (mama, estômago e intestino);
  • depressão, entre outras.

Quais cuidados adotar antes de começar a jogar?

No futebol, como em qualquer modalidade esportiva, para reduzir o risco de lesões ou de outras complicações, é preciso:

  • fazer os exames médicos de rotina e a avaliação cardiovascular;
  • realizar um preparo físico adequado, como musculação e correção postural;
  • treinar com o acompanhamento de um profissional de educação física;
  • interromper a partida em caso de sintomas incômodos, como náuseas, tonturas, suor excessivo, dor no peito ou outros, e procurar um médico.

Em relação à frequência dos treinos, ela varia de acordo com a aptidão e o preparo individual, assim como o objetivo do praticante. Para adultos, como se trata de uma atividade vigorosa, recomenda-se, pelo menos, 75 minutos por semana. O ideal é combiná-la a dois ou mais dias semanais de exercícios com sobrecarga. Com o ganho de condicionamento, ao longo do tempo, o treinamento deve ser intensificado.

Agora que você conhece os benefícios do futebol, siga os cuidados recomendados e pratique o esporte com toda segurança. Certamente, trata-se de uma ótima maneira de investir na saúde e na melhoria da qualidade de vida!

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para ver mais dicas, siga o Anga no Facebook e Instagram!

Publicado por:
Somos um centro de referência em Medicina Diagnóstica, Medicina Ocupacional e Programas de Segurança do Trabalho, localizados no coração de Cacoal (RO).
Cadastre seu e-mail para receber informativos