O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Janeiro Branco e a importância para a saúde mental

Atualizado em: 30/11/2023 | Publicado em:

Você se sente esgotado, ansioso, estressado, frustrado e/ou com outros sentimentos negativos? Pois saiba que você não está sozinho! Uma coisa é fato: a saúde mental das pessoas em geral, que já não era 100%, foi devastada pela pandemia de Covid-19. A boa notícia é que, felizmente, é possível recuperá-la!

A campanha Janeiro Branco está aí, justamente para isso: mostrar que a saúde mental tem jeito, mas é preciso saber o que fazer a respeito! Para ajudar, selecionamos sete dicas que ajudam a manter a mente em equilíbrio. Confira e aproveite!

Por que nos tornamos tão ansiosos?

Fora o impacto na saúde física, a Covid-19 prejudicou a saúde mental. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas no primeiro ano da pandemia houve um aumento de 25% dos casos de ansiedade e depressão.

Essa época foi marcada pelo medo de adoecer e o trauma de perder pessoas queridas. Para complicar, houve um aumento intangível da carga mental, devido ao deslocamento das atividades que eram externas para dentro de casa. No momento atual, mesmo com a retomada das atividades presenciais, esse ainda é um problema que assola, historicamente, as mulheres.

Geralmente, são elas que fazem tudo (ou quase) o que compete aos cuidados com a família e com o lar, do planejamento, passando pela organização e gestão, até a execução. Isso implica em uma lista de afazeres infinita que, muitas vezes, soma-se ao trabalho “oficial” (remunerado).

Dar conta desse trabalho “invisível” por trás de todos os lares é, justamente, a tal da carga mental. Quando não compartilhado de forma justa entre os cônjuges, há uma sobrecarga emocional. Isso pode levar a quadros de ansiedade, alterações do sono, aumento do estresse, falta de memória, entre outros problemas.

Qual é a importância dos cuidados com a saúde mental?

A OMS define o termo saúde como “um estado de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença”. Portanto, cuidar da saúde mental é um requisito básico para alcançar a saúde integral.

Então, como manter a mente saudável?

Como explicado, cuidar da saúde como um todo é imprescindível para manter a mente saudável. A seguir, veja o que você pode fazer a respeito!

1. Reserve um momento só para você

Independentemente do quão corrida seja a sua rotina, tenha um momento diário para desfrutar como quiser. Você pode ler, dar uma volta com seu cachorro, dormir ou o que desejar: a única exigência é que seja uma atividade prazerosa!

2. Gerencie seu tempo

Equilibrar as tarefas do dia a dia não é fácil e, sem o devido cuidado, você pode acabar deixando o descanso de lado. Para evitar esse tipo de situação, gerencie seu tempo. Busque sempre o equilíbrio entre as demandas do trabalho, da família e do lar com momentos de lazer e relaxamento.

3. Adote hábitos de vida saudáveis

Quando se tratam de hábitos saudáveis, a lista é longa. A boa notícia é que, quanto mais eles fizerem parte da sua rotina, melhor será sua saúde de maneira geral! Conheça as principais medidas de autocuidado:

  • alimentar-se de maneira saudável;
  • beber bastante água;
  • fazer atividades físicas regularmente;
  • cuidar da qualidade do sono;
  • curtir momentos ao ar livre;
  • encontrar formas de minimizar o estresse;
  • desenvolver práticas de espiritualidade, caso haja interesse;
  • manter relações sociais saudáveis;
  • evitar comidas ultraprocessadas;
  • não fumar e evitar bebidas alcoólicas.

4. Desconecte-se do virtual para se conectar ao real

Durante as refeições e na hora de se deitar, deixe o celular afastado. Além disso, limite o uso das redes sociais no dia a dia. Além de ser um tempo que poderia ser mais bem utilizado, o exagero pode levar a problemas de saúde mental significativos, tais como:

  • ansiedade;
  • impulsividade;
  • transtornos de humor;
  • transtornos de déficit de atenção;
  • baixa autoestima, entre outros.

No mais, cultive o relacionamento com pessoas que lhe façam bem, sejam familiares ou amigos. E curta o convívio em sociedade, por exemplo, indo mais a espaços públicos, como parques.

5. Aproveite o sol, mas com responsabilidade

Além da importância para metabolizar a vitamina D, a luz solar interfere, diretamente, na sensação de bem-estar e no humor. Para aproveitar os benefícios do sol, faça caminhadas pela manhã, antes das 10 horas.

Mas, não esqueça de caprichar na fotoproteção, para prevenir problemas de pele. Use filtro solar diariamente, independentemente do que irá fazer ou de como está o tempo. Aplique o protetor em todas as partes do corpo expostas, reaplicando-o após a transpiração intensa ou mergulhos.

Já se o objetivo for melhorar os níveis de vitamina D, tome 15 minutos de sol, de duas a três vezes por semana, nos braços e/ou pernas, sem filtro. Depois, aplique o protetor solar normalmente.

6. Divida as tarefas domésticas com o(a) parceiro(a)

Essa dica é essencial para evitar as complicações decorrentes da sobrecarga emocional. Compartilhar as tarefas domésticas com o(a) parceiro(a) de maneira justa — o que inclui o planejamento e a organização, não apenas a execução — minimiza o impacto da carga mental.

Vale destacar que a busca pelo equilíbrio em todas as esferas da vida favorece o gerenciamento adequado do estresse e da ansiedade. Isso, por sua vez, é essencial para a manutenção da saúde mental.

7. Torne-se uma pessoa mais proativa

De acordo com a OMS, pessoas mais proativas têm uma melhor saúde mental. Para tanto, recomenda-se:

  • fazer algo para se manter física, social, espiritual e cognitivamente ativo;
  • fazer algo para se manter conectado com amigos, familiares e a comunidade;
  • fazer algo significativo, importante e valioso, para adquirir um senso de propósito.

Por que é preciso fazer check-ups de saúde periodicamente?

No espectro da saúde mental, entram desde distúrbios, como os conhecidos estresse e ansiedade, a transtornos psicológicos, como depressão, fobias, demência, entre outras doenças. Ao menor sinal desses ou de outros problemas, deve-se procurar ajuda especializada.

Porém, em meio à correria diária, muitas vezes, a própria pessoa não percebe que algo não está bem. É por isso que as consultas periódicas são tão importantes. Durante a anamnese, o médico pode identificar algum sintoma anormal e indicar tanto mudanças no estilo de vida como a busca por um especialista.

Além disso, nesses encontros são realizados os exames de rotina. Graças a eles, pode-se prevenir doenças ou evitar seu agravamento, favorecendo, também, a saúde física dos pacientes.

Para concluir, esperamos que o conteúdo o ajude a manter sua saúde mental em equilíbrio, assim como a cuidar melhor da saúde como um todo. Neste ano que se inicia, invista nos autocuidados, faça as melhorias necessárias e desfrute dos benefícios no bem-estar e na qualidade de vida!

Dica extra: se você ainda não segue, aproveite para seguir o Anga no Facebook e Instagram. Além de ficar por dentro das próximas publicações do blog, sempre postamos informações relevantes sobre cuidados pessoais e com a família!

Publicado por:
Somos um centro de referência em Medicina Diagnóstica, Medicina Ocupacional e Programas de Segurança do Trabalho, localizados no coração de Cacoal (RO).
Cadastre seu e-mail para receber informativos