O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Como saber se tenho diabetes? Saiba como é o diagnóstico

Atualizado em: 05/06/2023 | Publicado em:

Como saber se tenho diabetes? Para responder à questão, deve-se ter em mente que, como essa enfermidade nem sempre provoca sintomas, há quem seja diabético e sequer desconfie. Assim, o primeiro passo é fazer os exames de rotina, os quais podem acender o alerta para a doença, exigindo testes específicos.

Neste artigo, mostramos como é essa investigação e onde realizá-la com toda segurança em Cacoal, RO. Confira!

O que é o diabetes mellitus?

O diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica metabólica, caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose (açúcar) no sangue — condição conhecida como hiperglicemia. Existem três tipos principais de DM:

  • diabetes tipo 1, desencadeada por um processo autoimune, presente em 5% a 10% dos casos;
  • diabetes tipo 2, decorrente da resistência insulínica, presente em torno de 90% dos casos;
  • diabetes gestacional, quando a hiperglicemia é diagnosticada na gravidez (podendo perdurar após o parto).

Vale destacar que o diabetes tipo 1 não pode ser prevenido, mas pode ser controlado. Já o diabetes tipo 2 pode ser prevenido, por meio da adoção de hábitos de vida saudáveis.

Como é a incidência da doença?

Independentemente do tipo, trata-se de uma enfermidade cada vez mais incidente, que pode acometer pessoas de todas as idades. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), apesar de ser prevalente em mulheres, o diabetes vem aumentando de maneira expressiva também entre os homens.

Na última edição do Atlas do Diabetes (2021), elaborado pela International Diabetes Federation (IDF), constatou-se que o diabetes atinge 10,5% da população mundial. Desse total, quase a metade (44,7%) não foi diagnosticada, ou seja, são diabéticos que desconhecem sua condição.

Outro dado importante é que, nos últimos anos, o diabetes também vem subindo no ranking de doenças que mais matam, o qual inclui doenças crônicas (transmissíveis e não-transmissíveis) e causas externas. Atualmente, encontra-se em terceiro lugar, ao lado das doenças renais e atrás, apenas, das doenças cardiovasculares e das neoplasias.

Quais são os sintomas da doença?

Os principais indícios do diabetes são a fome e a sede excessivas, bem como o aumento da frequência urinária. Em relação aos sintomas específicos de cada tipo, o paciente pode apresentar:

  • perda de peso sem causa aparente, fraqueza e/ou cansaço contínuos, náuseas e/ou vômitos frequentes e, ainda, mudanças repentinas de humor, no caso do diabetes tipo 1;
  • formigamento nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, pele muito sensível (ressecada, suscetível a rachaduras e/ou com coceira), infecções recorrentes de rins e de bexiga, feridas que demoram muito para cicatrizar e/ou visão embaçada, no caso do diabetes tipo 2.

Se não for tratado e controlado, o problema pode se agravar e provocar uma série de complicações. As mais recorrentes são a insuficiência renal, os problemas cardiovasculares, a cegueira e as amputações.

Quais são os exames para o diagnóstico da doença?

Depois de mostrarmos a incidência e os possíveis sintomas da doença, finalmente chegamos à pergunta: “como saber se tenho diabetes”. Para isso, deve-se realizar uma glicemia de jejum — um exame de sangue simples, capaz de apontar se há alteração na taxa de glicemia. Ele costuma ser solicitado pelo médico que faz o acompanhamento de rotina do paciente, como o clínico geral, o urologista, o ginecologista, o pediatra ou o geriatra.

Caso haja alteração, é preciso realizar um exame mais específico. Geralmente, solicita-se o teste oral de tolerância à glicose (TOTG), mais conhecido como curva glicêmica. Outra possibilidade é fazer o exame de hemoglobina glicada (HbA1c), no qual não há necessidade de jejum.

Se os resultados confirmarem a doença ou o risco de desenvolvê-la (diagnóstico de pré-diabetes), é necessário procurar um endocrinologista (especialista em doenças ligadas a disfunções hormonais e metabólicas). Dessa forma, pode dar início ao tratamento de controle ou prevenção do diabetes, conforme a necessidade de cada paciente.

Como saber se tenho diabetes?

Realizando os exames de rotina em dia! Essa é a melhor resposta para quem se pergunta “como saber se tenho diabetes”?

Dessa forma, como explicado, pode-se identificar alterações precocemente, prevenindo o agravamento ou, até mesmo, a ocorrência da doença. Se estiver na região de Cacoal, RO, conte com a infraestrutura completa do Anga Medicina Diagnóstica para realizá-los com toda segurança, conforto e rapidez!

Acesse nosso site e faça seus agendamentos. Nossa equipe está à disposição!

Publicado por:
Somos um centro de referência em Medicina Diagnóstica, Medicina Ocupacional e Programas de Segurança do Trabalho, localizados no coração de Cacoal (RO).
Cadastre seu e-mail para receber informativos