O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Principais exames periódicos para se manter saudável

Atualizado em: 23/02/2023 | Publicado em:

“Se eu sou saudável, preciso ir ao médico por quê?” Essa é uma dúvida bastante comum. De maneira resumida, as chamadas consultas de rotina têm a função de investigar como está a saúde mesmo em pessoas assintomáticas. Isso não tem nada a ver com “procurar problema”, mas sim preveni-los e, mais ainda, com encontrar formas de melhorar a qualidade de vida. Por isso, dificilmente alguém passa mais de um ano sem ir ao médico e sai do consultório sem uma guia para realizar os principais exames periódicos.

Neste artigo, abordamos, brevemente, cada um deles. Conheça-os e veja porque vale a pena colocar seu check-up de saúde em dia!

Qual é a importância da ajuda técnica e médica para uma vida saudável?

Muitas doenças, assim como fatores de risco para seu surgimento, são assintomáticas. Por isso, quem deixa para procurar um médico apenas quando sente que algo não vai bem perde as vantagens dos diagnósticos precoces. São elas:

  • tratamentos mais leves;
  • maiores chances de cura.

Em contrapartida, a pessoa também acaba sendo sujeita a tratamentos mais complicados, com prognósticos, por vezes, piores. Um exemplo que ilustra, perfeitamente, essa situação é o câncer de colo do útero, rastreado pelo Papanicolau.

Já a ajuda técnica e médica, por meio dos laudos dos exames e da respectiva análise do especialista, permite prevenir maiores problemas. Isso, vale destacar, seja por meio de tratamentos ou apenas através de melhorias no estilo de vida.

Além disso, é preciso reforçar que, ao realizar os principais exames periódicos e diagnosticar patologias já instaladas, mas ainda assintomáticas, ganha-se em qualidade de vida. Afinal, condições como colesterol alto, diabetes e hipertensão, além de serem fatores de risco para doenças graves, prejudicam a rotina de seus portadores.

Quais são os principais exames periódicos e para que servem?

Ainda que as solicitações médicas variem conforme idade, histórico (pessoal e familiar) e hábitos de vida, algumas checagens são comuns à maioria dos pacientes. Elas servem tanto para diagnosticar, como para acompanhar a evolução do distúrbio ou a resposta ao tratamento. A seguir, conheça os principais exames periódicos e suas indicações mais comuns.

Exames clínicos

Os exames clínicos são exames físicos realizados pelo próprio médico, durante a consulta. Entre eles, destacam-se:

  • aferição da pressão arterial;
  • frequência de pulso;
  • verificação de peso;
  • cálculo do índice de massa corpórea (IMC);
  • testes de reflexos.

Sorologias

Os exames de sangue são diversos, sendo indicados para avaliar a saúde em geral, com ou sem sintomas (como febre, fadiga, entre outros). As dosagens mais solicitadas pelos médicos são:

  • hemograma completo;
  • dosagem dos níveis de colesterol total e frações (HDL, LDL e VLDL);
  • triglicerídeos;
  • insulina;
  • glicemia;
  • TGO/TGP;
  • hormônios da tireoide.

Testes para infecções sexualmente transmissíveis (IST)

Os testes para rastreamento de IST são feitos a partir de uma amostra de sangue. Os mais comuns são:

  • teste de sífilis;
  • pesquisas dos vírus da hepatite B e C;
  • pesquisa de anticorpos anti-HIV.

Papanicolau e pesquisa de HPV

Papanicolau (colpocitologia oncótica) e a pesquisa de papilomavírus humano (HPV) são usados para o rastreamento do câncer de colo de útero. Eles são realizados a partir de uma amostra de células da superfície do colo do útero, coletada pelo próprio ginecologista. Devem ser feitos anualmente, em mulheres a partir dos 25 anos de idade.

Mamografia

mamografia bilateral das mamas é um exame preventivo de rastreamento para o câncer de mama. Trata-se de uma radiografia das mamas que costuma ser indicada para mulheres entre 40 e 69 anos de idade.

Dosagem de PSA e exame de toque

dosagem de PSA e o exame de toque são solicitados para o rastreamento do câncer de próstata. O primeiro é  realizado a partir de uma amostra de sangue e, o segundo, é um exame clínico realizado pelo urologista. Eles costumam ser indicados para homens, em média, acima de 50 anos.

Urina tipo I

exame de urina tipo I (ou EAS) é um exame laboratorial, realizado a partir de uma amostra de urina. Ela serve para detectar problemas nos rins ou nas vias urinárias, como indícios de infecções urinárias.

Parasitológico de fezes

O exame parasitológico de fezes (ou cultura de fezes ou, simplesmente, EPF) também é um exame laboratorial, realizado a partir de uma amostra de fezes. Ele é usado para diagnosticar verminoses causadas pela presença de parasitas no organismo.

Prova de função pulmonar

A prova de função pulmonar é indicada para fumantes e pessoas com alterações pulmonares. Trata-se de um grupo de testes cujo exame mais comum é a espirometria, a qual mede a capacidade do paciente de forçar a exalação do ar.

Quando são solicitados mais exames complementares?

Quando os resultados dos principais exames periódicos não são suficientes para determinar o problema, os especialistas solicitam mais análises. As indicações podem ser laboratoriais ou de imagem, dependendo do quadro de cada paciente. O importante é chegar ao diagnóstico correto quanto antes para, então, dar início ao tratamento.

Para saber mais, confira nosso e-book “Checklist de exames de imagem e laboratoriais periódicos” gratuitamente. Anga e você em 2022: uma união que faz a sua vida mais saudável!

Publicado por:
Somos um centro de referência em Medicina Diagnóstica, Medicina Ocupacional e Programas de Segurança do Trabalho, localizados no coração de Cacoal (RO).
Cadastre seu e-mail para receber informativos