O exame demissional é uma avaliação médica realizada para averiguar as condições de saúde, física e psicológica, de um funcionário em processo de desligamento. Ao mesmo tempo, serve para resguardar a respectiva empresa em relação a contestações futuras inverídicas. Previsto em lei, ele é obrigatório para todos os profissionais celetistas.
A seguir, explicamos mais sobre esse tipo de exame. Veja, também, o que precisa ser feito para agendá-lo no Anga Medicina Diagnóstica, em Cacoal, RO. Boa leitura!
O que é o exame demissional?
Trata-se de uma avaliação indicada para trabalhadores formais (com carteira de trabalho (CTPS) assinada), no término do vínculo empregatício, para homologar a rescisão contratual. Sua realização está prevista no Artigo 168, da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), e ele pode ser dispensado, somente, nas seguintes situações:
-
- caso o exame admissional ou o último exame clínico ocupacional tenha sido realizado há menos de 135 dias, em empresas de risco 1 e 2 (muito baixo e baixo), conforme a NR 4;
- caso o exame admissional ou o último exame clínico ocupacional tenha sido feito há menos de 90 dias, em empresas de risco 3 e 4 (médio e alto).
Quais são as avaliações realizadas?
O exame demissional é composto por diversos testes, cujas indicações variam de acordo com a atividade exercida. De maneira geral, ele inclui:
-
- entrevista (anamnese ocupacional);
- exames básicos (como aferição da pressão arterial e ausculta cardíaca e pulmonar);
- verificação das articulações;
- testes para funções de risco (como hemograma completo, exames de audiometria, de acuidade visual, espirometrias, eletroencefalogramas e/ou radiografias); entre outros exames.
O resultado é emitido em duas vias. Uma é entregue ao trabalhador e a outra é encaminhada para a empresa.
Se o desligamento não for possível, a homologação é suspensa e o trabalhador é encaminhado para o serviço necessário. É o que ocorre em caso de:
-
- profissionais grávidas;
- inaptidão (sequelas comprovadas).
Para quem é indicado e quando é preciso realizá-lo?
O exame demissional é realizado pelo médico do trabalho. Após concluir as avaliações, o especialista emite o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). Esse documento, previsto em lei, mostra se o trabalhador desenvolveu patologias e/ou teve problemas preexistentes agravados por conta de seu trabalho.
Vale destacar que a avaliação do especialista deve ser feita em até 10 dias após o término do contrato de trabalho. Todo custo fica a cargo do empregador.
Outro ponto importante: dependendo da função, pode ser necessário acompanhar o profissional a longo prazo. Nesses casos, os custos das consultas, exames e eventuais tratamentos também são repassados ao antigo contratante.
Como agendar um exame demissional no Anga?
Para agendar sua avaliação no Anga, acesse nossa central de marcação online. Se preferir, marque-a pelos telefones (69 3443-0410 | 69 3443-0400) ou pelo WhatsApp.
Como mostrado, o exame demissional é importante para proteger tanto o trabalhador como a empresa. Quem opta por terceirizá-lo, pode contar com o Anga. Aqui, reunimos um corpo clínico especializado em medicina do trabalho e uma estrutura completa, com tudo o que é necessário para prover diagnósticos precisos!
Ficou com alguma dúvida? Sinta-se à vontade para entrar em contato. Além disso, aproveite para seguir o Anga no Facebook e no Instagram e não perca nenhum conteúdo!