O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Atestado de Saúde Ocupacional: tudo o que você precisa saber

Atualizado em: 01/06/2022 | Publicado em:

atestado de saúde ocupacional (ASO) é um documento que atesta a aptidão para o exercício de determinada função. Assim, seus resultados variam entre apto, apto com restrições, temporariamente inapto ou inapto. Ele é obrigatório para todas as empresas que contratam sob o regime da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).

Quer saber tudo a respeito e esclarecer suas dúvidas? Então, continue a leitura!

O que é o atestado de saúde ocupacional?

O atestado de saúde ocupacional (ASO) serve para comprovar a aptidão do servidor para o posto de trabalho baseado na análise dos riscos que o mesmo oferece. Nele, registram-se as datas dos exames clínicos e complementares.

O documento é emitido em consultas médicas e tem validade determinada. Assim, ele deve ser realizado:

  • à época da admissão;
  • nos exames médicos periódicos, cujos intervalos variam conforme as atividades exercidas, o grau de risco ocupacional e a existência, ou não, de doenças crônicas que aumentem a susceptibilidade aos riscos;
  • no retorno ao trabalho, quando afastado por motivo de doença ou acidente por período igual ou superior a 30 dias, devendo ser realizado antes do trabalhador reassumir suas funções;
  • em casos de mudanças de riscos ocupacionais, devendo ser realizado antes da alteração, adequando-se previamente;
  • no exame demissional, devendo ser realizado em até dez dias após o término do contrato, mas podendo ser dispensado se o exame médico periódico mais recente tiver sido feito em menos de 135 dias, para organizações de risco 1 e 2, e a menos de 90 dias, para as de risco 3 e 4.

A obrigatoriedade do ASO para contratados pelo regime celetista é prevista na Norma Regulamentadora nº 7 (NR7), do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Ela consta na Portaria nº 6.734, publicada no Diário Oficial da União, em 9 de março de 2020.

O objetivo do ASO é preservar e proteger a saúde dos empregados frente aos riscos ocupacionais. Esses, por sua vez, são avaliados pelo Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) da respectiva organização.

Quais exames compõem o ASO?

O atestado de saúde ocupacional é feito por um médico do trabalho ou por outro especialista (como um clínico geral, por exemplo) apto a realizá-lo. Ele é composto por exames:

  • clínicos, realizados no próprio consultório, para avaliar o aparelho cardiorrespiratório, a coluna, os membros superiores e inferiores, o sistema nervoso, entre outros pontos;
  • complementares (laboratoriais e/ou de imagem), solicitados conforme a necessidade individual.

O ASO deve ser registrado no prontuário clínico individual e fica armazenado sob sigilo médico, conforme determina o código de ética da categoria. O documento é emitido em duas vias, uma para o paciente e outra para o contratante.

Todos os custos são de responsabilidade do empregador. Ao trabalhador cabe, somente, comparecer na clínica no dia e horário agendados.

Além de monitorar a saúde do trabalhador, o ASO possibilita adotar medidas preventivas para reduzir a ocorrência de doenças ocupacionais. Essas se referem à qualquer complicação de saúde, física ou psicológica, decorrente do exercício do trabalho. Por exemplo:

  • lesões por esforço repetitivo (LER) e distúrbios osteomusculares (DORT), como a tendinite;
  • dorsalgias, como a hérnia de disco;
  • transtornos mentais, como a ansiedade e a depressão;
  • transtornos auditivos, como a perda auditiva sensorial;
  • doenças do sistema respiratório, como as pneumoconioses (doenças pulmonares por inalação de partículas no ambiente de trabalho);
  • doenças do sistema circulatório, como varizes nos membros inferiores; entre outras.

Se o médico examinador identificar qualquer alteração que leve o trabalhador a ter risco aumentado para alguma dessas enfermidades, ele indica formas de preveni-la. Dessa maneira, a realização dos exames periódicos é importante, também, para reduzir a incidência e gravidade das principais doenças ocupacionais.

Onde fazer o ASO em Cacoal?

No Anga Medicina Diagnóstica, localizado em Cacoal, Rondônia, somos especialistas em Medicina Ocupacional e Programas de Segurança do Trabalho. Pergunte ao departamento de recursos humanos (RH) da sua empresa se ela já é nossa parceira. Assim, você pode realizar seu ASO conosco.

Como explicado, o atestado de saúde ocupacional é de extrema importância tanto para o empregado como para o empregador. Caso trabalhe na região de Cacoal, conte com a nossa infraestrutura completa para realizá-lo: basta fazer o agendamento pelo site e aguardar nosso contato.

Se tiver qualquer dúvida, entre em contato. E para não perder nenhum conteúdo, siga o Anga no Facebook e Instagram!

Publicado por:
Somos um centro de referência em Medicina Diagnóstica, Medicina Ocupacional e Programas de Segurança do Trabalho, localizados no coração de Cacoal (RO).
Cadastre seu e-mail para receber informativos