O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

5 dicas de hábitos saudáveis

Atualizado em: 08/11/2022 | Publicado em:

A melhor maneira de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida é por meio de boas escolhas no dia a dia. Mas, seria esse um conceito subjetivo? Nem tanto. Para ajudar, listamos 5 dicas de hábitos saudáveis gerais para começar a colocar em prática hoje, que podem ser adaptados a diferentes gostos e idades.

Achou a ideia bacana? Se você deseja fazer mais por sua saúde física, mental e até social, continue a leitura!

Melhore sua rotina para melhorar sua qualidade de vida

Viajar é muito bom, mas não dá para limitar os momentos de descanso e prazer a um ou outro período por ano. São as escolhas feitas no dia a dia as reais responsáveis pela nossa qualidade de vida. Por isso, é preciso refletir sobre seus hábitos atuais e, se necessário, fazer algumas melhorias.

Dicas de hábitos saudáveis que todos podem adotar

Ser saudável é muito mais do que a ausência de doenças ou do que ter uma “aparência de saúde”. Ser saudável é o resultado de um esforço contínuo para manter o equilíbrio em diferentes esferas.

Para entender melhor, confira as dicas de hábitos saudáveis listados a seguir. A saúde integral é resultado de como elas fazem parte da sua rotina!

1. Alimente-se de maneira saudável

Comer bem é mais simples — as pessoas que complicam. A dieta básica do brasileiro, composta por arroz e feijão, por exemplo, é super nutritiva e pouco calórica. No mais, beba bastante água e evite o consumo de bebidas alcoólicas.

Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, para se alimentar bem, é preciso:

  • fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação;
  • usar sal, açúcar, óleo e gorduras em pouca quantidade, para cozinhar e temperar;
  • limitar o consumo de alimentos processados (como pães, queijos, conservas e compotas);
  • evitar o consumo de alimentos ultraprocessados (como refrigerantes, sucos de caixinha, macarrão instantâneo, biscoitos recheados e salgadinhos de pacote);
  • comer em ambientes apropriados, em horários próximos todos os dias e com atenção à refeição, não ao celular ou outras telas;
  • aprender a cozinhar e planejar as refeições da semana com antecedência;
  • quando for comer fora, dar preferência a locais que sirvam refeições preparadas na hora, evitando redes de fast food.

2. Pratique atividades físicas regularmente

O sedentarismo traz inúmeros riscos para a saúde. Já o estilo de vida ativo está relacionado à melhor qualidade de vida e à menor incidência de doenças crônico-degenerativas. Tudo isso, graças aos benefícios fisiológicos e psicológicos decorrentes das práticas esportivas.

Um bom programa de atividades físicas necessita de três componentesexercícios aeróbios, de força e de flexibilidade. A ênfase em cada um varia conforme as necessidades e preferências pessoais. Em relação à frequência, recomenda-se realizá-los:

  • diariamente e com duração mínima de 30 a 40 minutos, no caso da parte aeróbia;
  • de duas a três vezes por semana, pelo menos, no caso da musculação;
  • diariamente, antes e/ou depois dos treinos aeróbios, no caso do alongamento.

3. Busque o equilíbrio emocional

A saúde mental pode ser definida como a habilidade de lidar, de maneira positiva, com os desafios impostos pela vida, bem como de conseguir respeitar os próprios limites. O desequilíbrio emocional, por sua vez, é um fator de risco para o surgimento de transtornos mentais, como a ansiedade e a depressão.

Para cuidar da saúde mental, invista em práticas que trabalhem a mente e o corpo, como a meditação mindfulness (traduzida como atenção plena) ou a ioga. Se preferir, encontre outras atividades (como ler, ouvir música, etc) que facilitem a tomada da consciência sobre o que está ocorrendo no momento presente. Além disso, é importante:

  • ficar mais em contato com a natureza;
  • aumentar o autoconhecimento;
  • ter uma rotina com horários pré-estabelecidos;
  • controlar o estresse;
  • desconectar-se sempre que possível e
  • de vez em quando, dar-se ao direito de relaxar e não fazer nada.

4. Mantenha relacionamentos saudáveis

A saúde social é a capacidade que cada pessoa tem de interagir e prosperar em ambientes sociais. Uma vez que somos todos, ainda que uns mais, outros menos, seres sociais, que necessitam do reconhecimento e da estima dos demais, ela é extremamente importante. Para melhorá-la, recomenda-se:

  • preservar e reforçar os laços de amizades e familiares que lhe façam bem;
  • manter relações saudáveis na comunidade como um todo;
  • encontrar redes de apoio que atendam às suas necessidades.

5. Realize os check-ups médicos de rotina

Ir às consultas de rotina, mesmo quando não existem sintomas, ajuda a prevenir e a evitar o agravamento de problemas de saúde. Além disso, nessas ocasiões os especialistas dão dicas de hábitos saudáveis, conferem se a vacinação está em dia, entre outros pontos importantes.

A recomendação básica é que as mulheres devem ir ao ginecologista e os homens ao urologista anualmente. Porém, a frequência e o especialista pelo acompanhamento periódico podem variar em função das necessidades individuais.

Outro ponto importante é que, antes de começar a se exercitar, deve-se fazer um check-up médico. Em indivíduos assintomáticos, isso é feito por meio de um questionário simples.

Já naqueles com sintomas ou fatores de risco para doenças cardiovasculares, pulmonares, metabólicas e/ou do sistema locomotor, é preciso realizar exames específicos. Após o resultado, o médico pode definir a prescrição correta dos exercícios, bem como apontar eventuais restrições.

Escolha um local de confiança para realizar seus exames

No Anga Medicina Diagnóstica, localizado em Cacoal, Rondônia, você pode realizar seu check-up de saúde com toda segurança. Para isso, dispomos de um corpo clínico multidisciplinar, experiente e altamente capacitado, equipamentos modernos e ambientes confortáveis.

Agora é com você! Coloque as dicas de hábitos saudáveis em prática e torne seus dias muito melhores. Anga e você em 2022: uma união que faz a sua vida mais saudável!

Gostou do conteúdo? Para mais dicas sobre saúde, siga-nos no Facebook e Instagram

Publicado por:
Somos um centro de referência em Medicina Diagnóstica, Medicina Ocupacional e Programas de Segurança do Trabalho, localizados no coração de Cacoal (RO).
Cadastre seu e-mail para receber informativos