O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

8 sintomas de câncer de próstata e como se prevenir

Atualizado em: 27/10/2023 | Publicado em:

Geralmente, os sintomas de câncer de próstata costumam demorar para aparecer, surgindo apenas em estágios mais avançados da doença. Nesses casos, podem provocar desde mudanças no padrão urinário (como aumento ou redução da frequência), até problemas graves (como infecção generalizada ou insuficiência renal).

Neste artigo, detalhamos oito manifestações desse tipo de neoplasia. Veja, também, o que ajuda a prevenir sua ocorrência e onde realizar exames diagnósticos em Cacoal (RO).

Quais são os sintomas de câncer de próstata?

A próstata é uma glândula exclusiva do organismo masculino, situada logo abaixo da bexiga e em frente ao reto. Entre outras funções, ela atua na produção do sêmen, o líquido que contém os espermatozoides.

De maneira geral, os tumores que se desenvolvem na próstata têm crescimento lento. Em média, levam 15 anos para atingir 1 cm³ e evoluem de maneira silenciosa. Assim, em estágios iniciais, boa parte de seus portadores são assintomáticos ou apresentam manifestações genéricas, facilmente confundidas com outras condições clínicas. É o caso, por exemplo, da hiperplasia prostática benigna (HPB) — principalmente, quando há alterações no padrão miccional.

Já em estágios avançados, são possíveis sintomas de câncer de próstata:

  1. dificuldade para urinar (jato fraco ou interrompido; bem como demora para começar e terminar);
  2. aumento da frequência urinária durante o dia;
  3. necessidade de urinar, diversas vezes, ao longo da noite (condição chamada de noctúria);
  4. presença de sangue (visível ou detectada em exames laboratoriais) na urina ou no sêmen (condição denominada hematúria);
  5. sensação de fraqueza ou dormência frequente nas pernas e/ou pés;
  6. dor óssea (no quadril, coxas, costas, ombro etc), quando a doença se dissemina;
  7. dor ou ardor ao urinar e/ou ao ejacular;
  8. disfunção erétil.

Como é a incidência desse tipo de neoplasia?

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente no País. Em termos de incidência, a neoplasia fica atrás, apenas, do câncer de pele não melanoma. Isso vale tanto para os tumores diagnosticados em homens, como em valores absolutos (ambos os sexos).

Outro dado que merece atenção é a sua prevalência em indivíduos mais velhos, o que faz com que seja chamado de “câncer da terceira idade”. Considerando o cenário mundial, cerca de 75% dos casos da doença são diagnosticados a partir dos 65 anos.

O que fazer para prevenir sua ocorrência?

Para prevenir o câncer de próstata, deve-se adotar hábitos de vida saudáveis, como praticar atividades físicas regularmente, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e não fumar. Ao mesmo tempo, é imprescindível ir às consultas urológicas periódicas e realizar os exames de rotina.

A avaliação do risco de desenvolver a neoplasia costuma ser indicada, em média, a partir dos 50 anos. Porém, indivíduos com fatores de risco aumentados — como aqueles com parentes de primeiro grau que tiveram a doença, obesos mórbidos e negros — podem iniciá-la previamente.

Para saber mais, recomendamos a leitura deste artigo sobre o Novembro Azul.

Mas, dada a característica genérica dos sintomas de câncer de próstata, recomenda-se procurar o serviço de saúde diante de qualquer mudança percebida, independentemente da idade. Nesses casos, o especialista irá avaliar o quadro e solicitar os exames necessários para que a causa seja identificada. Se confirmada a doença, a forma de abordá-la (tratamento ou vigilância ativa) é definida individualmente.

Onde realizar exames diagnósticos em Cacoal?

Quando existe suspeita de tumor na próstata, o médico costuma solicitar a dosagem de antígeno prostático específico, mais conhecido como PSA (sigla em inglês). Além dele, um exame de imagem complementar cada vez mais requisitado é a ressonância magnética da próstata multiparamétrica.

Após realizá-los, se forem encontrados achados suspeitos, solicita-se uma biópsia guiada por ultrassonografia transretal (USTR). Esse é o único exame capaz de diagnosticar a neoplasia, bem como determinar seu estadiamento.

Se estiver na região de Cacoal, você pode realizar esses ou outros exames no Anga Medicina Diagnóstica. Aqui, indicamos a avaliação urológica para pacientes a partir dos 40 anos, favorecendo a boa saúde masculina.

Portanto, caso tenha identificado um ou mais possíveis sintomas de câncer de próstata, não perca tempo: procure um urologista e converse a respeito. Além disso, mesmo que não haja nenhuma alteração, compareça regularmente às consultas de rotina. Vale reforçar que, em caso de confirmação da neoplasia, quanto mais precoce o diagnóstico, mais simples o tratamento e maiores as chances de cura!

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para seguir o Anga no Facebook e Instagram e fique sabendo, em primeira mão, das próximas publicações do blog!

Publicado por:
Somos um centro de referência em Medicina Diagnóstica, Medicina Ocupacional e Programas de Segurança do Trabalho, localizados no coração de Cacoal (RO).
Cadastre seu e-mail para receber informativos