O ultrassom de tireoide (US de tireoide) é um exame simples, não invasivo, seguro e efetivo. Nele, as imagens são formadas a partir de ondas sonoras e podem ser observadas, no monitor, em tempo real. O procedimento serve, principalmente, para investigar nódulos (benignos ou malignos) presentes na glândula.
Se você reside na região de Cacoal (RO), saiba que é possível realizar seu US de tireoide com segurança e precisão no Anga Medicina Diagnóstica. Para saber mais sobre a glândula, o exame e conhecer nossos diferenciais, continue a leitura!
O que é a tireoide?
A tireoide é uma glândula em formato de borboleta, localizada no pescoço, que produz os hormônios T3 (triidotironina) e T4 (tiroxina). Dessa forma, ela é responsável pela regulação e controle de diversos órgãos vitais, como cérebro, coração, rins e fígado.
Quando há problemas no seu funcionamento, podem surgir diversas doenças, tanto benignas como malignas. É o caso do hipo e do hipertireoidismo, do bócio e, ainda que bem menos frequente, do câncer de tireoide.
Para determinar a causa dos problemas, é preciso realizar uma avaliação médica aprofundada, associada a exames laboratoriais e de imagem. Nesses casos, muitas vezes, o especialista solicita uma prova de função tireoidiana (a dosagem dos hormônios tireoidianos no sangue).
Mas, além da disfunção hormonal, outro problema frequente é o aparecimento de nódulos na glândula. Dependendo do tamanho do nódulo e do histórico clínico pessoal e familiar do paciente, solicita-se um ultrassom de tireoide e, por vezes, uma biópsia.
Como funciona e para que serve o ultrassom de tireoide?
Como mencionado no início do artigo, o ultrassom de tireoide (também chamado de ecografia de tireoide, ultrassonografia de tireoide ou USG de tireoide) é um exame que usa ondas sonoras para visualizá-la e:
- medir o tamanho da glândula;
- determinar as características de eventuais nódulos tireoidianos;
- estimar a quantidade e a proeminência de vasos sanguíneos na região;
- verificar a presença de linfonodos (gânglios) aumentados no pescoço.
Para que os nódulos sob suspeita clínica sejam investigados adequadamente, opta-se pelo uso do efeito doppler, de modo a avaliar o fluxo sanguíneo na região. Assim, o US doppler de tireoide costuma ser indicado quando as nodulações:
- são grandes, ao ponto de serem palpadas no exame físico;
- ou são pequenas, mas associadas a fatores de risco para o câncer de tireoide.
Leia também: 8 dicas de preparo para exames de imagem
Quando o exame costuma ser indicado?
O ultrassom de tireoide costuma ser indicado para diagnósticos e acompanhamentos clínicos de nódulos palpáveis, percebidos no exame físico. Pode, também, ser realizado no check-up de saúde preventivo, para mulheres a partir de 30 anos, quando sintomáticas.
Também pode ser recomendado para indivíduos com fatores de risco importantes para o câncer de tireoide. É o caso daqueles com histórico familiar da doença, exposição à radiação no pescoço e/ou diagnóstico de alguma doença na glândula.
Além disso, pode ser indicado como método de imagem auxiliar em procedimentos diagnósticos e terapêuticos. Afinal, possibilita a visualização interna da região, em tempo real.
Vale destacar que a maioria dos nódulos que surgem na tireoide é benigna. Nesses casos, costumam estar ligados a doenças como bócio coloide hiperplásico, cistos tireoidianos, adenomas da tireoide e tireoidite.
Já se o ultrassom de tireoide revelar características suspeitas de malignidade (câncer de tireoide), como vascularização interna acentuada, bordas irregulares, microcalcificações, entre outras alterações, realiza-se uma biópsia aspirativa por agulha fina (PAAF). Para isso, o médico utiliza uma agulha (guiada por ultrassonografia) e coleta uma amostra de tecido da região, a qual é submetida à análise laboratorial.
Para saber mais, leia: Punção de líquidos orientada por U.S. PAAF
Onde realizar uma USG de tireoide em Cacoal?
No Anga, é claro! Graças aos nossos equipamentos de alto padrão tecnológico e corpo clínico experiente, humanizado e capacitado, somos considerados o melhor centro de medicina diagnóstica da região Norte.
Prova disso são nossos certificados de qualidade, conferidos pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), e acreditação, conferida pelo Programa de Acreditação de Diagnóstico por Imagem (PADI). Portanto, se você precisa de laudos rápidos e precisos, conte conosco!
Esperamos que suas dúvidas sobre o ultrassom de tireoide tenham sido esclarecidas. Como explicado, trata-se de um exame que, quando bem indicado e corretamente realizado, pode identificar tumores malignos em estágios iniciais, aumentando as chances de cura!
Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para entrar em contato e nos consultar. Já para agendar seu exame, acesse nosso site ou envie uma mensagem pelo WhatsApp!