O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Conheça os 6 exames essenciais na gravidez

Atualizado em: 01/05/2024 | Publicado em:

Você sabia que existem alguns exames essenciais na gravidez? Realizá-los é importante para zelar tanto pela saúde da mãe, como do filho. Afinal, eles permitem fazer o acompanhamento da gestação e, se necessário, intervir em tempo oportuno, da melhor forma possível.

No Anga Medicina Diagnóstica, localizado em Cacoal (RO), o acompanhamento pré-natal é levado a sério, com toda responsabilidade, humanização e cuidado que o momento exige. Por isso, resolvemos mostrar quais exames não podem ficar fora da rotina das gestantes. Vale a pena conferir!

A importância do pré-natal

Antes de falarmos dos exames, vamos reforçar a importância do pré-natal. Você sabia que ele é fundamental para prevenir problemas maternos e fetais? Ao mesmo tempo, possibilita diagnosticar, precocemente, eventuais alterações, aumentando as chances de sucesso em futuros tratamentos.

Para tanto, recomenda-se iniciá-lo antes mesmo de engravidar, ainda na fase do planejamento gestacional. Nas consultas pré-concepcionais, além das orientações sobre hábitos saudáveis, o obstetra investiga se há alguma condição preexistente que possa colocar em risco a gestação.

Caso exista, muitas vezes, é possível corrigi-la antes de engravidar, proporcionando uma gestação segura. Ou, caso haja a possibilidade de ocorrerem intercorrências, é possível se preparar para um pré-natal de alto risco, minimizando as chances de complicações.

6 exames essenciais na gravidez

A lista de exames essenciais na gravidez é individualizada e pode ser mais ou menos extensa, de acordo com as condições clínicas de cada gestante. Veja, a seguir, as principais indicações dos obstetras para grávidas de baixo risco.

1. Hemograma

hemograma faz parte de todo check-up médico e na gravidez não é diferente, sendo indicado nos três trimestres. Seu principal objetivo é medir os níveis de hemoglobina no sangue, para detectar uma possível anemia — distúrbio comum em gestantes.

2. Glicemia

exame de glicemia (ou exame de glicose) permite medir a concentração de açúcar no sangue, devendo ser realizado entre a 24ª e a 28ª semana de gestação. Trata-se de um teste fundamental para o diagnóstico de diabetes gestacional, sendo realizado em uma amostra de sangue.

3. Exames de urina

urina tipo 1 (EAS) e a urocultura também são exames considerados essenciais na gravidez. O primeiro é solicitado no primeiro e no terceiro trimestre e permite dosar a quantidade de proteínas na urina, revelando se existe risco de pré-eclâmpsia (pressão alta na gravidez). Já o segundo é indicado, somente, quando há suspeita de infecção urinária.

4. Tipagem sanguínea

tipagem sanguínea é um exame indicado no primeiro trimestre para gestantes com sangue fator Rh negativo, cujos bebês são Rh positivo. Isso porque, se durante o parto o sangue de ambos se misturarem, o sistema imunológico materno irá reagir, levando a problemas de rejeição fetal em futuras gestações. Para evitar esse quadro, recomenda-se a administração de imunoglobulina antes do parto, durante o terceiro trimestre.

5. Sorologias para IST

As sorologias para infecções sexualmente transmissíveis (IST) também são exames essenciais na gravidez, pois essas doenças podem ser transmitidas verticalmente (de mãe para filho). Aliás, o risco de contaminação existe não apenas durante a gravidez, mas também no parto e na amamentação.

Geralmente, indica-se as sorologias para HIV, sífilis e hepatites no primeiro trimestre e para HIV e sífilis no terceiro trimestre, sendo feitas em amostras de sangue. Outras investigações, como para infecção por HPV, herpes genital, gonorreia, cancro mole, donovanose, também podem ser requisitadas, conforme o quadro individual.

6. Ultrassonografias

As ultrassonografias (USG) também são exames essenciais na gravidez, sendo feitas várias vezes ao longo do pré-natal. Na maioria das vezes, os obstetras indicam a realização da:

  • USG transvaginal (ou USG endovaginal), idealmente, entre a 7ª e a 8ª semana, para verificar a idade gestacional, se a gestação é tópica, se é única ou gemelar, como estão os batimentos cardíacos e o tamanho do feto;
  • USG morfológica com transluscência nucal, idealmente, entre a 11ª e a 13ª semana e seis dias, para detectar o risco de anomalias cromossômicas (como a Síndrome de Down), também sendo realizada por via transvaginal;
  • USG obstétrica convencional, a partir da 12ª semana, para identificar o sexo do bebê (novamente, realizada por via transvaginal);
  • USG morfológica do segundo trimestre, entre a 20ª e a 24ª semana, para identificar alterações morfoestruturais e marcadores de cromossopatias no feto, bem como a formação dos órgãos, sendo realizado por via abdominal;
  • USG do terceiro trimestre, realizado entre a 28ª e a 32ª semana, para monitorar o crescimento e a posição do bebê, bem como os níveis de líquido amniótico, também realizada por via abdominal.

Outras ultrassonografias podem ser indicadas conforme a necessidade e/ou o desejo da gestante. É o caso da:

  • USG obstétrica com doppler, para avaliar os níveis de oxigenação, sendo realizada por via abdominal;
  • USG obstétrica 3D/4D, para visualizar detalhes mais nítidos do corpo do bebê, também realizada por via abdominal;
  • ecocardiografia fetal, para a triagem de malformações cardíacas.

Em suma, esses são alguns dos exames essenciais na gravidez. Se estiver na região de Cacoal, realize-os — assim como outros exames laboratoriais e de imagem — no Anga. Aqui, dispomos dos mais modernos equipamentos, ambientes confortáveis e profissionais altamente capacitados, experientes e atualizados, tudo para prover o melhor acompanhamento pré-natal!

Em caso de dúvida, entre em contato. Já para agendar seus exames, basta enviar mensagem pelo WhatsApp.

Publicado por:
Somos um centro de referência em Medicina Diagnóstica, Medicina Ocupacional e Programas de Segurança do Trabalho, localizados no coração de Cacoal (RO).
Cadastre seu e-mail para receber informativos