A ultrassonografia de abdômen total (USG de abdômen total) é um exame de imagem solicitado em diversos tipos de check-ups, diagnósticos e acompanhamentos médicos. Ela ajuda a investigar uma série de distúrbios, tanto sintomáticos como assintomáticos, em pessoas de todas as idades, de recém-nascidos a idosos.
Neste artigo, explicamos como esse ultrassom é feito, quais são suas indicações e se são necessários cuidados prévios e/ou posteriores à sua realização. Continue a leitura e esclareça todas as suas dúvidas!
O que é uma ultrassonografia de abdômen total?
O ultrassom (US) é um exame de imagem bastante conhecido. Seguro, indolor e não invasivo, ele utiliza ondas sonoras de alta frequência para gerar imagens do interior organismo em tempo real. Assim, possibilita avaliar o funcionamento de órgãos, tecidos e outras estruturas.
A ultrassonografia de abdômen total, especificamente, inclui a avaliação de órgão vitais, tais como:
- o fígado;
- a vesícula biliar e as vias biliares;
- os rins;
- a bexiga;
- o pâncreas;
- e o baço.
Além disso, o exame ainda permite avaliar:
- a aorta abdominal (a maior artéria do corpo, responsável por levar o sangue do coração para os órgãos abdominais);
- a veia cava inferior (que transporta o sangue do abdômen para o coração);
- e as demais estruturas retroperitoneais (localizadas no espaço anatômico na parte de trás da cavidade abdominal).
Para que esse tipo de exame é indicado?
A ultrassonografia do abdômen total costuma ser solicitada pelos médicos para:
- avaliação de dores abdominais não identificadas por outros métodos;
- detecção de cálculos renais (conhecidas como pedras nos rins) e cálculos biliares (pedras na vesícula biliar);
- detecção de esteatose (acúmulo de gordura no fígado) e outras doenças hepáticas;
- detecção de ascite (presença de líquido na cavidade abdominal);
- detecção de aneurismas da aorta abdominal (protuberâncias localizadas na parede da referida artéria, que podem crescer e, em casos extremos, se romper);
- detecção de tumores, como câncer no fígado, na vesícula biliar, no pâncreas ou em outras partes do abdômen;
- investigação de achados anormais, como massas, cistos, nódulos e outros, presentes na cavidade abdominal; entre outras situações.
Já para o diagnóstico de gravidez, bem como acompanhamento pré-natal, o ultrassom de abdômen total não é utilizado. Nesses casos, recomenda-se o uso dos ultrassons transvaginal, morfológico e obstétrico.
Como o ultrassom de abdômen total é realizado?
Para realizar o exame, é preciso se deitar em uma maca, descobrir o abdômen e aguardar o examinador aplicar um gel sobre a pele da região. Esse não apenas facilita o deslizamento do transdutor, mas ajuda as ondas sonoras a atravessarem o abdômen e elimina eventuais bolsas de ar, as quais prejudicam o exame. Aliás, é por meio desse pequeno aparelho portátil que as imagens do organismo são captadas em diferentes ângulos, sendo exibidas no monitor.
Vale destacar que, em casos nos quais é necessário verificar o fluxo sanguíneo (em relação à direção e à velocidade) na região, o ultrassom deve ser feito com doppler. Esse tipo de recurso é indispensável na avaliação de estreitamentos, bloqueios ou vazamentos em veias e artérias, comuns em diversos problemas cardiovasculares. Além disso, é imprescindível para verificar a vascularização de tumores, ajudando na definição da estratégia de tratamentos oncológicos.
Quais são as orientações pré e pós-exame?
Geralmente, a ultrassonografia de abdômen total não exige nenhum preparo. Em algumas situações, no entanto, indica-se beber água para melhorar a visibilidade das estruturas sob investigação (como a bexiga, por exemplo).
No dia do exame, vista roupas práticas e confortáveis, compostas por duas peças (de preferência, bermuda ou calça e camiseta). Ao término, basta limpar a área com papel, para a remoção do excedente de gel. O paciente é liberado imediatamente e pode voltar às suas atividades habituais, não sendo necessário fazer repouso.
Onde realizar sua USG de abdômen total em Cacoal?
No Anga Medicina Diagnóstica, centro de referência localizado em Cacoal (RO), os ultrassons são realizados em equipamentos modernos, instalados em ambientes tranquilos e confortáveis. Portanto, se você mora ou trabalha na região, conte com a nossa infraestrutura completa e corpo clínico experiente, humanizado e altamente especializado para realizar sua ultrassonografia de abdômen total. Aqui, você realiza esse e outros exames de imagem, além de análises laboratoriais, com a máxima agilidade e precisão!
Entre em contato e agende uma consulta para avaliação individual agora mesmo. Nossos especialistas estão à disposição!