O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Tire suas dúvidas sobre a tomografia do crânio

Atualizado em: 25/02/2022 | Publicado em:

tomografia computadorizada (TC) do crânio, mais conhecida apenas como tomografia do crânio ou tomografia da cabeça, é um exame diagnóstico muito solicitado. Ela fornece imagens de alta qualidade da caixa craniana e do encéfalo (formado pelo cérebro, tálamo, hipotálamo, mesencéfalo, cerebelo, ponte e bulbo). Muitas vezes, é o exame de escolha inicial, tanto para traçar diagnósticos como para orientar tratamentos.

Seu médico pediu uma tomografia do crânio? Neste artigo, reunimos as principais informações sobre o exame. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

O que é a tomografia de crânio?

Quando se tratam de estudos do crânio, a tomografia revela, com bastante nitidez, alterações ósseas na caixa craniana e no parênquima (volume cerebral), assim como hemorragias na cabeça. Ela é bastante usada em situações agudas, como as que ocorrem em serviços especializados de urgência e atendimentos em prontos-socorros. Geralmente, pacientes encaminhados para o exame apresentam sintomas como:

  • suspeita de ferida penetrante na cabeça;
  • fratura de crânio ou trauma facial grave;
  • redução no nível de consciência sem causa conhecida;
  • déficit neurológico focal;
  • perda de consciência após trauma ou amnésia pós-traumática;
  • intoxicação por uso de drogas ou após consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • aparecimento súbito de cefaleia intensa;
  • sonolência persistente;
  • estado de mal epilético ou pós-epilético, com redução do nível de consciência ou déficit focal;
  • aumento significativo das partes moles extracranianas (por exemplo, nódulos posicionados do lado de fora do crânio).

Quando o exame é indicado?

O exame pode ser feito sem contraste ou com contraste iodado, geralmente, administrado via oral ou endovenosa. A versão sem contraste é indicada para identificar hemorragias agudas e alterações estruturais macroscópicas.

Com contraste, pode-se identificar tumores e abcessos no encéfalo, assim como anormalidades na medula espinhal, tronco encefálico ou raízes dos nervos espinhais, entre outros problemas. Veja alguns dos principais diagnósticos feitos a partir da tomografia de crânio:

  • acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico ou hemorrágico;
  • traumatismos cranioencefálicos (TCE);
  • hidrocefalia;
  • edema cerebral;
  • tumores e
  • malformações cranianas.

Vale destacar que a tomografia pode ser realizada em pacientes com dispositivos metálicos (como clipes para aneurisma) recentemente implantados.

Existem contraindicações para o exame?

Sim. Por conta do risco trazido pela radiação, a tomografia de crânio é contraindicada para gestantes ou mulheres que estejam com suspeita de gravidez. Mas, podem existir exceções, desde que haja justificativa do médico solicitante e autorização do radiologista.

Já pacientes com conhecimento de alergia — leve — ao contraste iodado podem receber um preparo antialérgico 48 horas antes do exame. No entanto, para aqueles com alergia moderada a grave, a tomografia é contraindicada. Nesses casos, recomenda-se fazer uma ressonância magnética do crânio, a qual usa contraste de gadolínio.

Fora isso, há pessoas que só podem fazer uso do contraste iodado após apresentarem um resultado recente de creatinina. São eles:

  • pacientes com mais de 60 anos;
  • portadores de doença renal aguda ou crônica;
  • transplantados renais e
  • quem realizou procedimentos cirúrgicos nas vias urinárias ou nos rins.

Como se preparar para realizar o exame?

Os preparativos para a tomografia de cabeça são simples. Antes do exame, é preciso fazer jejum de 4 horas. Durante sua realização, não é possível usar brincos, piercings ou outros acessórios no rosto.

Quando há indicação para contraste, é preciso suspender o uso de algumas medicações. As com metformina devem ser interrompidas de 48 horas antes às 48 horas seguintes. Já as com sildenafila, vardenafila e tadalafila precisam ser suspensas de 48 horas antes às 24 horas seguintes.

Como é a tomografia de crânio é realizada?

A tomografia de crânio é um exame não invasivo, feito no tomógrafo em poucos minutos. Esse equipamento tubular gera imagens por emissão de feixes de raio X. Por conta disso, durante a sua realização é preciso usar um colete de chumbo.

Como na tomografia as imagens são geradas em múltiplos planos, o especialista faz análises por secções (como se fossem fatias), observadas por ângulos diversos. Assim, existem diversos tipos de tomografias de crânio, para diversas necessidades.

Além da tomografia do crânio convencional, ela pode ser específica da base do crânio, de transição crânio-cervical ou de crânio e face (para protocolos odontológicos). Há, ainda, as angiotomografias computadorizadas de crânio, como a angio TC arterial de crânio, a angio TC venosa de crânio e a angio TC de base do crânio.

Por fim, é preciso reforçar que, por mais acessíveis que as tomografias sejam, caso precise fazer uma tomografia do crânio procure um centro de excelência em medicina diagnóstica. No Anga Medicina Diagnóstica, em Cacoal, Rondônia, você encontra equipamentos modernos e radiologistas altamente capacitados.

Além disso, possuímos o selo de qualidade CBR (do Colégio Brasileiro de Radiologia) em Tomografia Computadorizada e acreditação pelo PADI (Programa de Acreditação em Diagnósticos por Imagem). Com isso, garantimos a máxima precisão em seus laudos!

Em caso de dúvida, entre em contato. Estamos disponíveis para atendê-lo sempre que preciso!

Publicado por:
Somos um centro de referência em Medicina Diagnóstica, Medicina Ocupacional e Programas de Segurança do Trabalho, localizados no coração de Cacoal (RO).
Cadastre seu e-mail para receber informativos
[contact-form-7 id="2437" title="Newsletter" html_name="Newsletter"]