A mamografia digital bilateral é um exame de diagnóstico por imagem usado para avaliar as mamas. Trata-se de um método radiológico, não invasivo, que detecta alterações no tecido mamário. Vale destacar que, quando comparada ao exame convencional, a versão digital é menos incômoda, pois as mamas ficam menos comprimidas.
A seguir, mostramos tudo sobre esse tipo de mamografia. Veja, também, como agendá-la no Anga, centro de referência em medicina diagnóstica, localizado em Cacoal (RO).
Como a mamografia digital bilateral é feita?
A mamografia nada mais é do que uma radiografia das mamas. Ao visualizar suas estruturas, o médico pode detectar a presença de tumores ainda pequenos, aumentando as chances de cura do câncer de mama. Por isso mesmo, ela é considerada parte importante do check-up de saúde da mulher.
No exame digital, em vez das antigas chapas de raio-X, as imagens obtidas são mostradas no monitor. Assim, o especialista pode observá-las de diversos ângulos, ampliá-las e manipulá-las o quanto for preciso, o que ajuda a aumentar a precisão do diagnóstico. Outra vantagem é a menor exposição dos tecidos à radiação.
Para realizá-la, a paciente fica em pé, em frente ao mamógrafo, com as mamas encaixadas entre as placas. Em seguida, o equipamento as pressiona e captura as imagens.
Quem precisa realizá-la?
A mamografia deve ser realizada anualmente, como exame preventivo, para mulheres com idades entre 40 e 69 anos. No entanto, em alguns casos ela pode ser realizada a partir dos 35 anos. Por exemplo:
- presença de nódulos palpáveis ou alterações mamárias;
- histórico pessoal ou familiar (em parente de primeiro grau) de câncer de mama.
A partir dos 70 anos, a indicação se torna individualizada. Ou seja, a realização, ou não, fica a cargo do médico que acompanha a paciente.
Por conta da radiação, gestantes não devem realizá-la. Para elas, quando necessário, indica-se a ultrassonografia da mama.
Quais são os preparos necessários?
Para realizar a mamografia, não é necessário jejum. No dia do exame, não use talco, óleo, desodorante ou creme na região das mamas e das axilas.
Além disso, não use roupas com glitter, brilho ou outras aplicações, pois no momento de troca da roupa, esses materiais podem passar para a pele. No mais, caso existam, é necessário apresentar os resultados de exames anteriores relacionados (como outras mamografias, ultrassonografias, ressonâncias magnéticas e/ou biópsias da mama).
Como agendá-la no Anga?
Antes de continuar, temos uma dica! Se possível, marque seu exame para depois do período menstrual, para atenuação de desconforto nas mamas durante a sua realização. Dito isso, para agendar sua mamografia digital bilateral no Anga, basta entrar em contato pelo site, WhatsApp ou telefone (69 3443-0410 | 69 3443-0400).