A biópsia de mama é um procedimento usado na investigação de tumores mamários. Existem diferentes formas de realizá-la, sendo o tipo, o tamanho, a localização e a quantidade de lesões determinantes na escolha. A biópsia percutânea de mama (ou core biopsy), especificamente, é a modalidade mais indicada para suspeitas de câncer de mama.
A seguir, mostramos tudo sobre o exame. Confira, também, como agendá-lo no Anga, considerado um centro referência em medicina diagnóstica na região Norte.
Como a biópsia de mama é feita?
A biópsia percutânea de mama é uma técnica diagnóstica não cirúrgica. Ela possibilita avaliar nódulos e outros achados suspeitos.
Também chamada de biópsia por agulha grossa, o procedimento consiste na retirada de fragmentos milimétricos de tecido mamário. Isso é feito por uma agulha conectada a um equipamento semelhante a uma pistola. Ao término da coleta, o material biopsiado é colocado em um frasco e encaminhado ao laboratório.
Assim, a análise anatomopatológica revelará se trata-se, ou não, de um tumor maligno. Se confirmado, o laudo informará, ainda, o tipo de neoplasia correspondente.
O procedimento é feito sob anestesia local e o posicionamento da agulha é guiado por ultrassonografia. Na verdade, todo o trajeto e a área a ser biopsiada são visualizados, em tempo real, na tela do ultrassom.
Quando o procedimento é indicado?
A core biopsy é indicada para investigar a suspeita de câncer de mama. Por isso, as solicitações para realizá-la são feitas, na maioria das vezes, pelo ginecologista, pelo mastologista ou pelo oncologista responsável pela paciente.
De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), recomenda-se sempre biopsiar as lesões BI-RADS® 4 e 5. Já as lesões BI-RADS® 3 raramente têm indicação para o procedimento. As lesões BI-RADS® 2, por sua vez, nunca devem ser biopsiadas.
No entanto, qualquer definição depende do quadro clínico por cada paciente. Em situações nas quais há grande debilidade, a indicação do especialista pode não ser a habitual.
Quais são os preparos necessários?
Para realizar a biópsia percutânea de mama não é necessário fazer jejum. No dia do exame, não utilize desodorante ou creme na região das mamas nem nas axilas.
Caso tenha feito exames anteriores relacionados (como mamografias, ultrassonografias de mamas, ressonância magnética de mamas e/ou outras biópsias de mama), apresente os resultados. No mais, basta comparecer à clínica no dia e horário agendados, com 30 minutos de antecedência.
Como agendá-la no Anga?
Entendemos que esse é um momento muito difícil. Por isso, fazemos questão de oferecer um atendimento humanizado, buscando proporcionar o máximo conforto, bem-estar e segurança para nossas pacientes.
Para agendar sua biópsia de mama no Anga Medicina Diagnóstica, em Cacoal (RO), basta entrar em contato pelo site, WhatsApp ou telefone (69 3443-0410 | 69 3443-0400). Estamos à sua disposição!