Assim como os exames de sangue, os exames de fezes e urina fazem parte dos check-ups de rotina. Esses devem ser feitos periodicamente, para prevenir o aparecimento ou o agravamento de doenças, bem como em situações específicas, quando há suspeita de alguma alteração.
Neste artigo, mostramos quais são seus principais tipos e como os pacientes devem se preparar para realizá-los. Veja, também, onde fazer exames laboratoriais em Cacoal, Rondônia.
Por que os médicos solicitam exames de fezes e urina?
Independentemente da idade, sexo, histórico clínico (pessoal e familiar) e estilo de vida, de tempos em tempos, é preciso fazer exames de fezes e urina. Afinal, eles fazem parte do check-up médico básico.
Resumidamente, o exame de fezes serve para investigar a presença de parasitas no organismo (causadores de verminoses), bem como problemas gastrointestinais e até doenças graves.
Já a análise laboratorial de urina revela, principalmente, indícios de problemas nos rins e/ou nas vias urinárias. Além disso, pode ser usado para pesquisar a presença de drogas (lícitas ou ilícitas) no organismo, algo comum em programas de medicina do trabalho.
Quais são os tipos de exames de urina?
A análise da urina é um exame indolor. Ela pode ser feita de três formas:
- urina tipo 1 ou EAS (elementos anormais do sedimento), no qual se procura a presença de glicose, proteínas, hemácias, leucócitos, entre outros achados, para avaliar o funcionamento do sistema urinário;
- urocultura ou cultura de urina, indicada para investigar a presença de bactérias, sendo bastante usada no diagnóstico de infecção urinária;
- urina de 24 horas, solicitado quando se deseja avaliar o funcionamento dos rins, além da função urinária.
O preparo dos exames de urina é simples. Recomenda-se, apenas, suspender o uso de medicamentos antibióticos na véspera de sua realização.
Antes de começar, é preciso higienizar a saída da uretra. Depois, basta encher o recipiente entregue pelo laboratório com a primeira urina da manhã (desprezando o primeiro jato). O ideal é fazer a coleta no próprio laboratório, pois quanto mais fresca a amostra, mais precisa a análise.
No caso do exame de urina 24 horas, no entanto, é preciso coletar toda a urina produzida ao longo de um dia inteiro. Devido à dificuldade para realizá-lo, hoje em dia os médicos solicitam outros exames para avaliar a função renal (como o clearance de creatinina, feito a partir de uma amostra de sangue).
Quais são os tipos de exame de fezes?
O exame de fezes também é indolor. Há vários tipos possíveis, os quais são indicados conforme a suspeita médica. Entre eles, destacam-se:
- exame parasitológico de fezes (EPF), o qual serve para diagnosticar verminoses;
- cultura de fezes (ou coprocultura), usado para identificar a presença de bactérias prejudiciais à flora intestinal;
- pesquisa de sangue oculto nas fezes, indicado para rastrear, por exemplo, tumores no cólon e reto;
- pesquisa de rotavírus nas fezes, indicados para diagnosticar a gastroenterite em crianças.
Para realizar o exame de fezes, não é preciso usar laxantes nem supositórios. Já a recomendação para suspender medicações de uso contínuo fica a cargo do médico solicitante.
Em geral, indica-se reunir amostras de dias diferentes. Mulheres devem esperar, pelo menos, três dias após o término da menstruação para fazer as coletas.
A evacuação deve ser feita em um saco plástico limpo e seco ou sobre uma folha de papel, para não haver contaminação. Para retirar uma porção, utilize colheres ou pazinhas descartáveis e pegue somente a parte superficial, evitando áreas que tiveram contato com o plástico ou papel.
As amostras devem ser armazenadas nos recipientes entregues pelo laboratório, sendo que a conservação depende do tipo de exame. Às vezes, elas podem ficar refrigeradas durante dias; em outros casos, devem ser entregues para análise na data da coleta.
Onde realizar exames de fezes e urina em Cacoal?
Isoladamente, as alterações mostradas nos resultados dos exames de fezes e urina não revelam tudo. Por isso, elas precisam ser correlacionadas, pelo médico responsável, aos resultados do exame físico, à história clínica e aos sintomas, para levarem a um diagnóstico. Muitas vezes, é necessário, ainda, considerar os achados em exames de sangue e até de imagem, para se chegar a um veredito.
Se estiver na região de Cacoal, faça seus exames de fezes e urina no Anga Medicina Diagnóstica. Além da praticidade de realizar todas as análises no mesmo local, reunimos uma equipe altamente capacitada e as mais modernas tecnologias. Dessa maneira, garantimos a máxima precisão dos resultados — o que influencia, diretamente, a assertividade dos diagnósticos e o sucesso dos tratamentos!
Caso haja alguma dúvida sobre esses ou outros exames, entre em contato para que possamos esclarecê-las. Aproveite, também, para nos seguir no Facebook e Instagram e encontre mais informações relevantes sobre cuidados com a saúde!