O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Como é feito o ultrassom musculoesquelético?

Atualizado em: 23/08/2024 | Publicado em:

ultrassom musculoesquelético (USME) é um exame de imagem versátil. Ele pode ser usado no diagnóstico de diversas lesões e doenças, no monitoramento da atividade inflamatória, na orientação de procedimentos intervencionistas e no acompanhamento pós-operatório. Tudo isso, com o uso de um pequeno aparelho transdutor, deslizado sobre a região avaliada.

Neste artigo, explicamos mais a respeito. Continue a leitura e conheça suas indicações, veja o que ajuda a diagnosticar, entenda como é realizado e saiba onde realizá-lo em Cacoal, RO.

O que é o ultrassom musculoesquelético?

O ultrassom musculoesquelético (também chamado de ecografia musculoesquelética) é um exame de imagem seguro, indolor e não invasivo, que não usa radiação, apenas ondas sonoras. Ele permite observar lesões em tempo real, com rapidez e precisão. Com isso, auxilia os médicos a traçar diagnósticos precisos e definir as melhores estratégias de tratamentos, incluindo os planos de reabilitação.

O USME pode ser realizado sempre que houver indicação médica. Isso porque, não existem contraindicações absolutas, como ocorre no caso das radiografias e ressonâncias magnéticas (para gestantes, por exemplo).

Quando o exame é indicado?

O ultrassom musculoesquelético é indicado para o diagnóstico de lesões do sistema musculoesquelético, sendo bastante realizado em atletas amadores e profissionais. O exame ajuda a identificar e avaliar lesões musculares, nos tendões, nos ligamentos, nas fáscias, nos ossos, nas cartilagens, nas articulações, nos nervos, entre outras.

Leia tambémOs benefícios dos exercícios físicos para a saúde

Assim, suas indicações também incluem a avaliação de uma série de problemas, tais como:

  • artrite, sinovite e doença de deposição de cristais;
  • corpos intra-articulares;
  • derrame articular;
  • aprisionamento de nervo;
  • neuropatia;
  • subluxação;
  • massas de tecidos moles, edemas ou coleções líquidas;
  • corpos estranhos em tecidos superficiais;
  • anomalias congênitas ou do desenvolvimento.

No mais, o exame auxilia na avaliação da flexibilidade articular, rigidez ou diminuição da amplitude de movimento, assim como em casos de desalinhamento ou fraqueza motora. Também colabora para a avaliação de déficits sensoriais ou parestesias (a famosa sensação de formigamento).

Por fim, o ultrassom musculoesquelético também pode ser útil no planejamento e orientação de procedimentos invasivos, como infiltrações, aspirações e biópsias. E, ainda, em avaliações pós-procedimentos e pós-operatórias.

Como o USME é realizado?

O ultrassom musculoesquelético é realizado conforme as necessidades de cada paciente. Dessa maneira, pode envolver a avaliação completa de uma região anatômica ou se limitar a uma estrutura específica.

Geralmente, um exame completo abrange a avaliação da articulação e sinóvia, ossos, músculos, tendões e bainhas, ligamentos e fáscias e/ou cápsulas e outras estruturas de suporte. Deve, também, incluir quaisquer anormalidades adicionais, detectadas na região.

O bacana é que, por se tratar de uma técnica de imagem em tempo real, pode-se avaliar a dinâmica das estruturas em movimento. Isso ajuda os médicos a obterem informações detalhadas, fazendo com que as tomadas de decisões terapêuticas tenham ainda mais respaldo.

É preciso fazer algum tipo de preparo?

Para realizar um ultrassom musculoesquelético, não é necessário realizar nenhum preparo especial. Recomenda-se, apenas, não aplicar dermocosméticos (como cremes hidratantes) na área que será avaliada.

Fora isso, solicita-se que os pacientes levem os exames já realizados na região, caso existam. Também é indicado usar roupas confortáveis, que facilitem a exposição da região sob investigação.

No momento do exame, basta permanecer deitado, por alguns minutos, em uma maca. O examinador responsável irá aplicar um gel condutor sobre a pele da área sob avaliação e deslizará o transdutor, captando as imagens necessárias.

Em relação ao posicionamento do paciente, depende da estrutura a ser examinada e da sua condição clínica. Afinal, o exame pode ser feito, por exemplo, no quadril, coxa, perna, joelho, tornozelo, pé, ombro, cotovelo, braço, antebraço, mão, dedo, entre outras regiões.

Ao término, o paciente pode ir embora e retomar suas atividades de rotina. Isso porque, não é necessário fazer repouso.

Onde realizar esse tipo de exame em Cacoal?

No Anga Medicina Diagnóstica dispomos de equipamentos modernos, capazes de gerar imagens de excelente qualidade, bem como médicos treinados e altamente capacitados para captá-las e interpretá-las adequadamente. Com isso, pode-se estabelecer ou confirmar diagnósticos com precisão, favorecendo a escolha do melhor tratamento para cada paciente. Por isso, se você precisa realizar um ultrassom musculoesquelético em Cacoal, conte conosco!

Entre em contato pelo nosso site ou WhatsApp e faça seu agendamento. Nossa equipe está à sua disposição!

Publicado por:
Somos um centro de referência em Medicina Diagnóstica, Medicina Ocupacional e Programas de Segurança do Trabalho, localizados no coração de Cacoal (RO).
Cadastre seu e-mail para receber informativos