Você sabia que, além dos tradicionais exames de PCR e testes sorológicos, a tomografia do tórax para Covid-19 (TC) se tornou uma grande aliada na detecção e acompanhamento do coronavírus? O motivo é que o exame pode avaliar as manifestações do vírus no pulmão, ainda em fases precoces.
No conteúdo a seguir, você vai entender como a tomografia computadorizada do tórax auxilia no acompanhamento da Covid-19 e quando realizar o exame.
Como a tomografia computadorizada atua no diagnóstico da Covid-19?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os exames de imagem podem ser bastante úteis para o diagnóstico de pacientes com suspeita de Covid-19, bem como para o tratamento de pessoas infectadas pelo vírus. A entidade mundial até preparou um documento para orientar a realização da TC, intitulado “Uso de exames de imagem de tórax na Covid-19: Guia de Aconselhamento Rápido”.
No entanto, é importante frisar que a tomografia computadorizada não exclui o PCR ou o teste sorológico. Isso porque ela serve como um complemento na triagem dos pacientes sintomáticos. Assim, enquanto se espera o resultado dos demais exames, a TC pode direcionar tratamentos, elevando as perspectivas de cura.
Ou seja, a tomografia computadorizada de tórax não identifica a presença da Covid-19, e sim, exerce um papel excelente na triagem de sequelas advindas do vírus, especialmente nos casos em que a doença está evoluindo para quadros mais graves, como pneumonia e edema pulmonar.
Quais alterações podem aparecer na tomografia computadorizada durante a Covid-19?
As principais alterações registradas na tomografia computadorizada de tórax são: o aparecimento de opacidades em vidro fosco, acometimento bilateral e multifocal nas regiões pulmonares periféricas e o espessamento septal. Além disso, alguns pacientes podem apresentar lesões pulmonares que progridem para todo o órgão e regiões superiores.
Essas manifestações também podem indicar a progressão da doença. Por isso, a tomografia computadorizada de tórax é utilizada para acompanhar pacientes que já estão em tratamento contra a Covid-19, como forma de avaliar a progressão ou regressão da doença.
Para avaliar as imagens, é imprescindível a interpretação de um médico especializado, afim de orientar a melhor terapia intensiva.
Quando devo realizar a tomografia de tórax para a Covid-19?
Os Centros para Controle de Doenças (CDC) não recomendam o diagnóstico exclusivo por exames de imagem, com a tomografia computadorizada. Sendo assim, mesmo que os achados radiológicos sejam sugestivos para a Covid-19, ainda assim é necessário o teste viral.
Portanto, a tomografia do tórax para Covid-19 não substitui os exames PCR e sorológicos. No entanto, é recomendável realizar o exame de imagem caso você esteja sentindo os sintomas da doença evoluírem para quadros respiratórios mais graves.
Além disso, se você já foi diagnosticado com a Covid-19, é bem provável que os médicos recomendem a realização da tomografia computadorizada de tórax para acompanhar o desenvolvimento ou regresso da doença nos pulmões.
Onde realizar a tomografia computadorizada de tórax?
A eficácia da tomografia computadorizada de tórax contra sequelas da Covid-19 é garantida pela qualidade na realização do exame. Por essa razão, é importante escolher um local adequado para a avaliação de imagem, bem como para os testes virais.
Aqui no Anga Medicina Diagnóstica, você conta com equipamentos altamente tecnológicos para a TC, com um espaço exclusivo para atendimento aos pacientes da Covid-19. Além disso, você pode realizar os exames de PCR e testes sorológicos diretamente em nossa clínica, com todo o cuidado e conforto que merece.
Os nossos equipamentos de imagem contam com selos de certificação da CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem), que comprovam a precisão e qualidade de procedimentos como a tomografia computadorizada.
Entre em contato agora mesmo para agendar a sua avaliação individual de tomografia do tórax para Covid-19 e para obter mais informações.