Se você fez (ou precisa fazer) um exame de PSA em Cacoal, Rondônia, aproveite este artigo para tirar suas dúvidas sobre possíveis resultados do teste.
O PSA é uma proteína produzida pelo tecido da próstata, detectada no exame de sangue. Seus níveis aumentam naturalmente, de forma benigna, com o envelhecimento.
No entanto, o nível de PSA também pode aumentar em função de um câncer de próstata. Por isso, se julgar pertinente, o especialista pode solicitar o exame de PSA e começar uma investigação mais aprofundada, para descobrir se as causas do aumento são benignas ou malignas.
Além do avanço da idade, outras possíveis razões por trás do maior nível de PSA são a existência de uma prostatite (inflamação da próstata), um quadro de infecção urinária ou de hiperplasia prostática benigna (HPB). Além disso, o nível de PSA pode se elevar quando há manipulação do local, como após a realização de uma biópsia na próstata.
Quais são os possíveis resultados do exame de PSA?
Os valores referenciais de PSA ajustados à faixa etária não são determinantes, mas ajudam os especialistas nos diagnósticos. São eles:
- entre 40 e 49 anos, o valor normal de PSA fica entre 0 a 2,5 ng/mL;
- entre 50 e 59 anos, o valor normal de PSA vai até 3,5 ng/mL;
- entre 60 e 69 anos, o valor normal de PSA vai até 4,5 ng/dL;
- entre 70 e 79 anos, o valor normal de PSA vai até 6,5 ng/mL.
Segundo as diretrizes da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o PSA ligeiramente aumentado não deve ser motivo para preocupação. Considerando a estratificação do risco para o câncer de próstata localizado, níveis de PSA menores que 10 ng/mL têm muito baixo ou baixo risco para a doença; entre 10 e 20 ng/mL, risco intermediário; e, somente entre 20 e 30 ng/mL, o risco começa a ser alto.
Mas atenção: não se considera mais um valor único para o limite de PSA. Atualmente, seu nível deve ser analisado em função de diversos fatores, tais como:
- a idade e a raça do paciente;
- o índice de massa corporal (IMC);
- o tamanho da próstata;
- a presença de nódulos;
- a presença de alguma inflamação na glândula.
Isso ajuda a entender porque um nível de PSA baixo não garante que o paciente não tenha câncer de próstata. Da mesma forma, um nível de PSA alto não é, necessariamente, um diagnóstico para a doença.
Em última análise, a dosagem de PSA não é um teste para o câncer de próstata. A avaliação do risco para a doença é, sempre, multifatorial — ainda que o nível de PSA seja uma excelente ferramenta diagnóstica.
Segundo a SBU, a interpretação do PSA é bastante complexa. Por isso, deve ser feita somente por médicos urologistas especialistas no assunto.
Muitas vezes, se o resultado do PSA está alto, o urologista solicita um exame de imagem complementar (como a ressonância magnética multiparamétrica). Dessa vez, o intuito é verificar se há alterações na próstata. Se encontrar algum achado importante, ele solicita um estudo anatomopatológico (uma biópsia prostática) de fragmentos da glândula.
Mas atenção: o câncer de próstata é uma doença muito heterogênea. Há casos em que o tumor tem baixa letalidade e outros que apresenta alto risco. Assim, a única pessoa habilitada a confirmar o diagnóstico e propor o respectivo tratamento é o urologista ou o oncologista.
Onde fazer o exame de PSA em Cacoal?
Se seu urologista já solicitou o PSA, não tenha receio de realizá-lo. Para sua tranquilidade, procure um laboratório de confiança, que seja completo e acessível.
Quem por acaso precise fazer um exame de PSA em Cacoal, pode contar com a infraestrutura e o corpo clínico altamente qualificado do Anga Medicina Diagnóstica. Somos reconhecidos tanto pelo padrão de excelência em medicina diagnóstica, como pelo atendimento sério, íntegro e humanizado. E no caso de quem já está com os resultados do exame de PSA em mãos, basta agendar o retorno com o especialista!
Ficou com alguma dúvida ou deseja realizar o exame de PSA em Cacoal? Nesse caso, entre em contato pela nossa central de atendimento (69) 3443-0400, WhatsApp (69) 9.9944-4900 ou pelo e-mail atendimento@angadiagnostica.com.br