O ultrassom da próstata costuma ser solicitado pelos urologistas, quando é preciso investigar sintomas e avaliar a região de maneira mais aprofundada. Isso ocorre quando o paciente apresenta aumento no tamanho da glândula, alterações nos hábitos urinários, presença de sangue na urina ou no sêmen, entre outras situações.
Neste artigo, explicamos as diferentes formas de realizar o exame, quais são os preparos necessários e o que ele ajuda a diagnosticar. Veja, também, onde realizá-lo, com toda segurança e eficiência, em Cacoal (RO). Boa leitura!
Como é o ultrassom da próstata?
A ultrassonografia (USG) é um exame de imagem simples e seguro, que possibilita a visualização, em tempo real, de imagens do interior do organismo. Para formá-las, o equipamento utiliza ondas sonoras de alta frequência.
O ultrassom da próstata, especificamente, é indicado para investigar alterações na glândula. Isso porque, ela mostra a presença de achados estranhos, permitindo observar o fluxo sanguíneo, entre outros aspectos.
Para realizá-lo, há duas técnicas possíveis:
- ultrassonografia de próstata por via abdominal, a qual permite analisar a bexiga, a próstata e as vesículas seminais;
- ultrassonografia de próstata endorretal ou ultrassonografia de próstata transretal.
No caso do exame por via abdominal, aplica-se um gel espesso para facilitar o deslocamento do transdutor sobre a pele da área a ser analisada. O dispositivo móvel é empregado na captura das imagens, as quais são exibidas em um monitor.
No caso do exame por via transretal, utiliza-se um equipamento próprio para ser inserido no reto, através do ânus. Nesse caso, aplica-se o gel lubrificante no dispositivo, facilitando sua introdução. Durante sua realização, o paciente permanece deitado sobre a lateral do corpo, com os joelhos flexionados.
Quais são os preparos necessários?
Em geral, o único preparo necessário para realizar o ultrassom da próstata por via abdominal é beber cinco copos de água, cerca de 30 minutos antes do início do exame. Feito isso, deve-se manter a bexiga bem cheia até sua realização.
No mais, recomenda-se vestir uma roupa confortável, preferencialmente, de duas peças. Além disso, caso possua exames anteriores relacionados à região, deve-se apresentá-los na clínica.
De modo geral, o procedimento é relativamente rápido. Após sua realização, pode-se voltar às atividades de rotina normalmente.
No ultrassom da próstata por via endorretal, pode-se recomendar jejum e lavagem intestinal. Essa é feita previamente, com o uso de supositório ou de medicamento oral laxativo.
Após o término do exame, o paciente deve ficar alguns minutos em observação, para avaliar se sente dor ou desconforto na região. Se sim, o médico responsável irá orientá-lo sobre como proceder para aliviar o incômodo.
Quando pode ser recomendado?
O exame de ultrassom da próstata por via abdominal costuma ser recomendado para avaliar a bexiga, a glândula e as vesículas seminais. O exame por via transretal, por sua vez, possibilita uma visão mais clara da próstata e vesículas seminais, mas não permite analisar o abdômen inferior.
Dessa maneira, as indicações variam conforme o objetivo do médico solicitante. Porém, não se trata de um exame presente no check-up de rotina masculino.
O que o exame ajuda a diagnosticar?
A ultrassonografia da próstata ajuda a diagnosticar diversas doenças e alterações na glândula, como cistos, inflamações, traumas, cálculos e tumores, bem como a infertilidade ligada à azoospermia. Além disso, também pode ser usada para orientar biópsias realizadas na região.
O exame por via endorretal, especificamente, possibilita analisar, com maior grau de nitidez, a glândula prostática e a vesícula seminal. Trata-se de um método bastante útil no diagnóstico de câncer de próstata, inclusive, sendo empregado em associação à ressonância magnética multiparamétrica.
Combinadas, as imagens ultrassonográficas e da ressonância magnética levam a um aumento considerável na detecção de tumores, tanto indolentes como os mais agressivos. Outra vantagem da localização precisa dos tumores prostáticos é a possibilidade de usar terapêuticas ablativas focadas, consideradas como alternativas minimamente invasivas promissoras no tratamento da doença.
Onde realizá-lo em Cacoal?
Se você reside na região de Cacoal e está em busca de uma clínica de referência para realizar seu ultrassom da próstata, conte com o Anga Medicina Diagnóstica. Aqui, dispomos de uma estrutura completa para a realização deste e de outros exames, com instalações confortáveis, equipamentos modernos e profissionais experientes e altamente capacitados.
Esperamos que o artigo tenha sido claro. No entanto, caso ainda tenha dúvidas a respeito, sinta-se à vontade para entrar em contato. Nossa equipe está pronta para orientá-lo da melhor forma!