O uso da ultrassonografia (US) melhorou, e muito, a qualidade da punção aspirativa por agulha fina (PAAF). Com ela, pode-se visualizar a área que necessita ser investigada, evitando repetições. Assim, é possível extrair o material para análise de maneira mais rápida, confortável e segura.
Neste artigo, explicamos tudo sobre o exame. Veja, também, onde realizar uma punção de líquidos orientada por U.S. PAAF em Cacoal, Rondônia.
O que é a punção de líquidos orientada por US PAAF?
A punção de líquidos orientada por U.S. PAAF é um procedimento minimamente invasivo. Ela permite esclarecer dúvidas diagnósticas relacionadas a possíveis infecções e doenças. Realizada por via percutânea (através da pele), a técnica dispensa a necessidade de cirurgia para biópsia.
O objetivo do exame é puncionar um local específico para extrair células e/ou exsudato (líquido inflamatório) ou trasudato (líquido não decorrente de um processo inflamatório). Após a coleta, o material segue para análise do patologista.
Além da função diagnóstica, a punção aspirativa de líquido também tem finalidade terapêutica. Nesse caso, ela é recomendada quando é preciso esvaziar cistos palpáveis (como cistos sinoviais), promovendo o alívio das dores e/ou sensação de compressão na região. No entanto, com o tempo, o líquido pode voltar a se acumular no local.
Quando o médico solicita esse tipo de exame?
A punção de líquidos orientada por U.S. PAAF é solicitada, principalmente, em pacientes com achados suspeitos na mama, tireoide e linfonodos. O acesso percutâneo com a agulha fina, para aspirar e coletar uma pequena quantidade de material, costuma ser realizado sob anestesia local e não deixa cicatrizes.
O procedimento é guiado, em tempo real, pela ultrassonografia. O risco de complicações é baixo, limitando-se à ocorrência de pequenos hematomas no(s) local(is) puncionado(s).
Durante o exame, a pessoa permanece deitada. A duração varia de acordo com o local da lesão, mas em geral costuma ser breve.
Em relação às contraindicações, a punção de líquidos orientada por U.S. PAAF não deve ser feita na vigência de febre, infecções e/ou hipertensão descontrolada. Além disso, é contraindicada para gestantes, sendo realizada apenas em casos de absoluta necessidade.
Como é a preparação para a punção de líquidos orientada por U.S. PAAF?
A punção de líquidos orientada por U.S. PAAF necessita, geralmente, de jejum de 4 horas (para pacientes que receberão anestesia local). Exige-se, ainda, a suspensão de medicamentos como:
- antiagregantes plaquetários, como ácido acetilsalicílico (como AAS, Melhoral, Buferin, Somagil, Aspirina etc), clopidrogel (Plavix) e ticlopidina (Ticlid);
- anticoagulantes orais (Varfarin, Coumadin, Marevan, Xarelto, Heparina, entre outros).
A interrupção no uso desses medicamentos deve ser feita cinco dias antes do procedimento e continuar por dois dias após sua realização. Isso, desde que haja o consentimento do médico que solicitou o exame.
Para menores de 18 anos, é necessário comparecer à clínica com um responsável legal. Resultados de exames anteriores relacionados à área a ser investigada (como ultrassonografia ou ressonância magnética, por exemplo) devem ser levados e apresentados.
Quais são os cuidados após a realização do exame?
Após a realização da punção de líquidos orientada por U.S. PAAF, o paciente precisa permanecer em repouso por, pelo menos, uma hora. Ainda que as complicações sejam raras, esse cuidado é necessário para que, em caso de alguma eventualidade, as devidas providências possam ser tomadas com a máxima rapidez.
Passado esse período, se não houver nenhuma complicação, o paciente é liberado. Em casa, as orientações variam de paciente para paciente. De maneira geral, recomenda-se permanecer acompanhado na noite do procedimento para que, caso sinta algum mal-estar, possa ser levado ao pronto-socorro mais próximo.
No dia seguinte, as atividades de trabalho podem ser mantidas, contanto que não exijam esforço físico intenso. Já a prática de atividades físicas é liberada após 48 horas.
O que a orientação por ultrassonografia representa?
A orientação por ultrassonografia reduz o número de amostras puncionadas, pois permite selecionar, com precisão, a área a ser investigada. Ela também ajuda a evitar lesões de áreas vizinhas e minimiza o risco de hematomas.
Além disso, o ultrassom permite avaliar outras características do local, possibilitando uma correlação com possíveis achados citológicos. Dessa maneira, o diagnóstico orientado por ultrassom é ainda mais preciso.
Onde realizar uma punção de líquidos orientada por U.S. PAAF em Cacoal?
Se você precisa realizar uma punção de líquidos orientada por U.S. PAAF em Cacoal, conte com a infraestrutura do Anga Medicina Diagnóstica. O exame é feito sob solicitação médica, após a assinatura do termo de consentimento pelo paciente e o médico intervencionista responsável.
Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, sinta-se à vontade para entrar em contato. Se preferir, agende seu exame agora mesmo!