Existem diversos tipos de exame de urina, sendo a urina tipo I (EAS), a urina 24 horas e a urocultura os mais solicitados. Eles são indicados para investigar distúrbios nas vias urinárias e renais, mas também ajudam os especialistas a ter uma visão geral da saúde dos pacientes.
Neste artigo, explicamos as especificidades de cada um e como os resultados devem ser interpretados. Se você fez ou precisa fazer algum deles, vale a pena conferir!
Para que servem e quais são os tipos de exame de urina?
O exame de urina faz parte dos check-up médicos de rotina, ajudando a prevenir ou a diagnosticar, precocemente, uma série de problemas. Além disso, também pode ser solicitado para a investigação de problemas específicos. Assim, trata-se de uma avaliação laboratorial complementar, baseada na análise da coleta de urina.
Ainda que cada um dos tipos de exame de urina tenha funções específicas, em geral, eles servem para identificar substâncias possivelmente associadas a doenças. É o caso da hematúria (presença de sangue), da proteinúria (quantidade de proteínas), da taxa de glicose, entre outros. Saiba mais a seguir.
Urina tipo I
O exame de urina tipo I também é chamado de urina simples ou EAS (sigla para “elementos anormais do sedimento”). Ainda que não seja imprescindível, costuma-se realizá-lo na primeira micção do dia (primeira urina da manhã), sempre desprezando o primeiro jato. A amostra deve ser colhida na clínica, pois quanto mais fresca, mais confiáveis são os resultados.
Em relação à análise, ela se divide em duas etapas: reações químicas (dipstick) e visualização no microscópio. Com base nas informações obtidas, pode-se determinar a densidade, o pH e a presença de:
- hemácias;
- leucócitos;
- proteínas;
- glicose;
- cetonas;
- nitrito;
- cristais;
- células epiteliais e cilindros;
- urobilinogênio e bilirrubina.
O resultado do EAS não apresenta quantidades precisas, apenas aproximadas. Assim, a quantificação costuma ser descrita com uma graduação de uma a quatro cruzes — sendo que, quanto mais sinais, maior a quantidade da substância.
Por exemplo: uma urina com proteínas “1+” significa que o paciente tem uma pequena elevação nos níveis de proteínas. Já uma urina com proteínas “4+” apresenta uma grande elevação.
Além disso, em concentrações muito pequenas, o resultado do EAS pode ser descrito como “traços” da substância. É o caso, por exemplo, da urina com “traços de proteína”.
Urina 24 horas
A urina 24 horas exige a captura de todo o volume urinário produzido, initerruptamente, ao longo de um dia. Com isso, minimiza-se o impacto das variações naturais de excreção das substâncias em diferentes períodos.
Para facilitar, a coleta é feita na casa do paciente e depois entregue na clínica. Após a realização da análise laboratorial, pode-se obter a:
- taxa de filtração glomerular (clearance de creatinina), ou seja, a quantidade de sangue filtrada pelos rins a cada minuto;
- pesquisa de proteínas na urina (proteinúria);
- concentração de sais minerais, como sódio, potássio, fósforo e cálcio.
Urocultura
A urocultura, também conhecida como urinacultura ou cultura de urina, é o exame que identifica bactérias na urina. Uma vez que os rins e a bexiga são órgãos que não contêm esses microrganismos naturalmente, sua presença é um importante indício de infecção urinária. Sendo assim, o exame é indicado tanto para o diagnóstico de cistite (infecção da bexiga), como de pielonefrite (infecção dos rins).
Para realizá-la, a urina do paciente é colocada em um meio de cultura, o qual é propício à reprodução bacteriana. Após 48 a 72 horas de incubação, se existirem bactérias, pode-se observar a formação de colônias.
Assim, quando a urocultura é considerada positiva, os resultados mostram:
- o tipo de bactéria presente;
- a quantidade de unidades formadoras de colônias (UFC);
- a lista de antibióticos capazes de combatê-la (antibiograma).
Como interpretar o resultado do exame de urina?
Ainda que os valores de referência contidos nos resultados dos diversos tipos de exame de urina ajudem a entendê-los, o diagnóstico é fornecido, somente, pelo médico solicitante. Isso porque, é necessário correlacionar as informações obtidas à história clínica, sintomas e exames físicos do paciente para que se possa indicar a abordagem adequada.
O tratamento, aliás, deve focar no paciente como um todo — e não em resultados de exames observados isoladamente (descontextualizados). Por isso, compareça sempre à consulta de retorno e siga as orientações do especialista.
Onde realizar exames de urina em Cacoal?
No Anga Medicina Diagnóstica, em Cacoal (RO), realizamos todos os tipos de exame de urina, com a máxima segurança, rapidez e precisão. Aqui, as análises laboratoriais (as quais também incluem exames de sangue, fezes e outras amostras biológicas) são feitas por um corpo clínico altamente capacitado. Além disso, contamos com as mais modernas tecnologias, o que aumenta a exatidão dos resultados e favorece a obtenção de diagnósticos precisos!
Em caso de dúvida, entre em contato para que possamos ajudar ou agendar o seu horário. Nossa equipe está à sua disposição!