Se você sente dor nas costas, saiba que não está sozinho. Esse é um dos problemas que acomete uma grande quantidade de pessoas ao longo da vida, chegando a quase 80% de indivíduos de qualquer idade, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ou seja, é provável que você sinta alguma dor nas costas, ainda mais quando não adota os devidos cuidados com a postura.
Em geral, a dor na lombar é a mais conhecida e está associada a várias causas, como má postura no trabalho, lesões musculares, contraturas, dentre outros motivos que geralmente representam uma inflamação nos músculos. Contudo, essa dor também pode ser um sintoma de doenças.
Por esse motivo, é importante ficar de olho no tipo, local da dor e na frequência, além de procurar ajuda médica especializada quando há permanência dos sintomas.
Ao longo deste artigo, criamos uma lista das possíveis causas da dor nas costas, para que você entenda o assunto e saiba como aliviar sintomas. Dessa maneira, é possível ter uma significativa melhora na qualidade de vida e evitar o agravamento da dor.
Quais são as principais causas de dor nas costas?
Se você não sofreu nenhuma queda recente ou não tem histórico de doenças como osteoporose ou hérnia de disco, é bem provável que a sua dor nas costas seja um problema muscular.
Passar muito tempo sentado, ter uma má qualidade no sono, não praticar exercícios físicos ou realizar atividades em excesso são fatores que contribuem com o incômodo, causando contraturas e espasmos musculares.
Abaixo, conheça quais são as principais causas de dor nas costas.
Contraturas
As contraturas são decorrentes de pancadas, postura inadequada, carregamento de peso excessivo e prática incorreta de exercícios físicos. Elas são bastante comuns e, geralmente, costumam desaparecer dentro de alguns dias.
Para amenizar a dor nas costas causada pelas contraturas, o ideal é procurar um médico, o qual irá orientá-lo na utilização de anti-inflamatórios e analgésicos. Porém, um simples descanso pode ajudar bastante na sua recuperação.
Lesões nas articulações
Com o envelhecimento, é natural que as nossas articulações sofram desgaste, principalmente na união entre as vértebras da coluna. Esse processo é conhecido como artrose, e pode causar dor nas costas.
Para aliviar o sintoma, é necessário buscar ajuda médica e realizar acompanhamentos com um fisioterapeuta. Os exercícios de alongamento contribuem bastante para reduzir as lesões nas articulações, bem como as dores na lombar.
Hérnia de disco
A hérnia de disco é uma lesão frequente na lombar, causando alterações na sensibilidade da coxa, perna e pé. Normalmente, ela ocorre entre a quarta e a quinta vértebra lombar, no disco da quinta vértebra e o sacro.
Na maioria dos casos, a hérnia de disco regride com repouso, sem necessidade de cirurgia. A intervenção cirúrgica é indicada para somente 10% dos pacientes, em que a crise não passa em até seis semanas, ou em pessoas com crises de dor em um curto espaço de tempo.
Além disso, caso a hérnia de disco cause alterações esfincterianas (falta de controle para urinar e defecar), os médicos também podem recomendar a cirurgia.
Como melhorar a dor nas costas?
Embora a dor nas costas causada por inflamações musculares seja tratada facilmente, o melhor tratamento é sempre a prevenção. Afinal de contas, uma ótima maneira de manter a qualidade de vida é adotando hábitos saudáveis, incluindo boas práticas para a postura corporal.
Por isso, separamos algumas dicas para evitar a dor nas costas. Confira!
Tente corrigir sua postura
Corrigir a postura é o primeiro passo para atenuar as dores nas costas. Algumas dicas são:
- ande com a coluna e ombros retos;
- mantenha a cabeça alinhada à coluna, ao sentar;
- distribua o peso do corpo nos dois pés, ao sentar.
Se você passa muito tempo sentado, é importante fazer pequenas pausas para compensar o peso nas costas.
Faça alongamentos
Os alongamentos são ótimos para a dor nas costas, pois promovem flexibilidade e mobilidade articular, além de evitar problemas ortopédicos, lesões e traumas.
Você deve realizar alongamentos antes de praticar exercícios físicos e tentar, todos os dias, esticar um pouco o corpo.
Faça exames periódicos
Se a dor nas costas persistir por muito tempo e for muito forte, recomenda-se procurar assistência médica e realizar uma tomografia, para uma avaliação mais aprofundada do problema.
Assim, tem-se um diagnóstico muito mais preciso, para orientar o melhor tratamento e consequente alívio do sintoma.
Aqui, na Anga Medicina Diagnóstica, você encontra todo o suporte necessário para exames de tomografia. Siga-nos no Facebook e Instagram para conhecer mais sobre nossas instalações e serviços!