Os exames neurológicos são requisitados em casos de suspeita de transtornos no sistema nervoso central, como distúrbios do estado mental, dos nervos motores, deficiência de equilíbrio, dentre outras condições.
Em geral, os exames neurológicos podem ser feitos por avaliação clínica, através da observação física do funcionamento de certas partes do corpo, principalmente em relação ao equilíbrio e capacidade de concentração.
No entanto, só a observação clínica não é suficiente para o diagnóstico. Por esse motivo, o médico costuma requisitar alguns exames laboratoriais e de imagem para melhor avaliação do paciente e suas condições de saúde.
No conteúdo de hoje, conheça os exames neurológicos mais realizados e saiba se está na hora de agendar o seu aqui no Anga Medicina Diagnóstica!
Exame neurológico: para que serve?
Os exames neurológicos servem para diagnosticar distúrbios nas regiões do cérebro, nervos, medula espinhal e dos músculos. A avaliação clínica é o primeiro procedimento realizado pelo médico, sendo feito em quatro etapas:
- análise do histórico do paciente;
- avaliação do estado mental do indivíduo;
- avaliação do estado físico do indivíduo;
- exames diagnósticos complementares.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças mentais e neurológicas atingem aproximadamente 700 milhões de pessoas no mundo, representando um terço das enfermidades não transmissíveis. O levantamento incluiu também os distúrbios psicológicos, como depressão e ansiedade.
No entanto, no caso das doenças que atingem o cérebro, medula espinhal e músculos, é imprescindível a realização de exames neurológicos laboratoriais e de imagem, já que esses procedimentos podem mostrar possíveis alterações que causam os sintomas e estão relacionados com os problemas.
Quais são os principais exames neurológicos?
Os principais exames neurológicos requisitados para uma investigação aprofundada de doenças e distúrbios são:
Punção lombar
A punção lombar é realizada para a coleta do líquor (líquido que banha a medula espinhal e o cérebro), sendo usada no reconhecimento de vários tipos de infecções meníngeas e de muitas afecções neurológicas e patologias associadas.
Em geral, é um exame neurológico para crianças, já que os casos de meningite são mais comuns durante os primeiros anos de vida.
No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Atualmente, a doença atinge mais de 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo, causando 135 mil mortes por ano, segundo a OMS. No entanto, o diagnóstico precoce e a prevenção são fundamentais para aumentar as chances de cura.
Tomografia computadorizada
A tomografia computadorizada (TC) é um exame não invasivo de diagnóstico, que gera imagens via radiação e as reproduz em computadores, permitindo a visão detalhada dos órgãos, estruturas e tecidos.
É um dos exames neurológicos mais requisitados pelos médicos, pois é possível detectar diversos problemas, como acidente vascular cerebral (AVC), aneurismas, edema cerebral, derrame pleural, além de traumas e hemorragias.
Ressonância magnética
A ressonância magnética também é um exame neurológico de imagem, porém funciona com a emissão de pulsos de radiofrequência para a visualização das estruturas do corpo. Diferentemente da TC, este exame não envolve o uso de nenhum tipo de radiação.
Normalmente, a ressonância magnética é requisitada como parte dos exames neurológicos para os pacientes que têm contraindicação para a tomografia computadorizada.
Eletroencefalograma (EEG)
O EEG é um exame que avalia a atividade elétrica espontânea do cérebro, tendo como objetivo verificar eventuais anormalidades cerebrais.
Este exame neurológico é usado em pacientes com alteração da consciência, investigação de doenças neurológicas infecciosas e psiquiátricas, bem como para o acompanhamento de epiléticos ou quando há suspeita da condição.
Ultrassonografia transcraniana com Doppler
A ultrassonografia transcraniana com Doppler analisa o fluxo sanguíneo das grandes artérias do cérebro. Este é um exame neurológico bastante eficaz no diagnóstico de doenças cardiovasculares e neurológicas, como o AVC, bem como possíveis hemorragias.
Quando realizar os exames neurológicos?
Você pode realizar os exames neurológicos a pedido do seu médico, seja para a investigação de possíveis doenças ou transtornos, ou somente como parte do acompanhamento das condições de saúde.
Aqui no Anga Medicina Diagnóstica, você conta com um espaço especial para a realização de exames neurológicos laboratoriais e de imagem, além de realizar os procedimentos em aparelhos altamente tecnológicos, com alto nível de precisão e certificação de qualidade.
Tudo aqui é pensado para você se sentir bem. Assim, poderá realizar os seus exames neurológicos com rapidez, tranquilidade e segurança.
Acompanhe o blog do Anga e fique por dentro das novidades em exames e saúde!