Os vírus influenza A (de maior relevância clínica, sendo os subtipos H1N1 e H3N2 os mais frequentes) e influenza B (causador da chamada gripe comum) são responsáveis pelos casos de gripe.
Existe, ainda, um terceiro tipo de influenza (C), mas este provoca apenas infecções respiratórias brandas, sem impacto na saúde pública. Mas como saber se você está com gripe ou outra doença que possui sintomas parecidos, como a própria Covid-19? Para definir um diagnóstico preciso, os médicos costumam solicitar o teste rápido de influenza.
Saiba, a seguir, como o exame funciona.
O que é o vírus da influenza A e B?
O vírus da influenza A e B é o causador da gripe, um tipo de infecção respiratória altamente contagiosa. Ele é transmitido de pessoa para pessoa, por meio de secreções respiratórias e mãos contaminadas em contato com olhos, nariz ou boca.
Felizmente, na maioria dos casos, os sintomas são leves e evoluem de forma benigna. No máximo, geram complicações como otite média e sinusite.
Porém, cerca de 20% dos pacientes com influenza A desenvolvem complicações mais graves — sendo a pneumonia e a síndrome respiratória aguda grave (SRAG) as mais frequentes. E, em casos ainda mais complicados, pode levar à morte.
Quais são os sintomas da doença?
Os sintomas da influenza A e da B são semelhantes. Ambas se caracterizam pela ocorrência de:
- febre (presente em 90% dos casos);
- tosse (em 83%);
- dores musculares;
- dor de cabeça;
- dor de garganta;
- coriza ou nariz entupido.
No entanto, a influenza A também pode provocar sintomas gastrointestinais, como vômitos e diarreias.
Outros sinais menos comuns merecem atenção por estarem, possivelmente, relacionados a complicações mais sérias. São eles:
- dificuldade para respirar;
- dor no peito;
- pressão arterial baixa;
- desorientação;
- prostração intensa;
- e vômitos persistentes.
Vale lembrar que a gripe começa a ser transmitida na véspera da manifestação dos sintomas. Já a sua transmissão cessa entre um a dois dias após o término dos sintomas.
Como é o teste rápido de influenza?
Para ter certeza de que o paciente está gripado, os médicos solicitam exames laboratoriais. O mais comum é o teste rápido de influenza, o qual detecta partes do vírus (antígenos) que desencadeiam as respostas imunológicas. Isso é feito a partir da coleta de uma pequena amostra de secreção, extraída do nariz ou garganta.
Nos casos de suspeita de falso negativo, o médico pode solicitar exames complementares, como o ensaio molecular, o qual detecta o material genético do vírus.
Quando o teste de influenza é solicitado?
O teste é solicitado por especialistas após o paciente apresentar sintomas respiratórios. Recomenda-se que pessoas com comorbidades pulmonares, cardiovasculares, hepáticas ou metabólicas, idosos, gestantes ou crianças pequenas (com até cinco anos de idade) sejam levados à assistência médica o quanto antes. Afinal, pertencem ao grupo com maior risco de desenvolver a forma mais grave da influenza.
Caso o paciente teste positivo para a influenza, pode ser indicado tomar um antiviral. Mas a abordagem de tratamento somente deve ser feita conforme a orientação do médico responsável.
Como agir caso o teste dê positivo?
É importante que a pessoa com gripe permaneça em casa. Mas se precisar sair, utilize máscara e evite locais com aglomerações, como meios de transporte públicos e grandes centros. Com isso, previne-se a transmissão em massa e as consequentes pandemias, como da gripe A, em 2009.
Além disso, deve-se adotar outras medidas preventivas.
- Manter os ambientes bem arejados.
- Lavar as mãos com frequência.
- Evitar tocar nas mucosas (alguns estudos sugerem que o contágio pelo contato chega a ser maior do que pelas vias aéreas).
- Participar das campanhas anuais de vacinação.
Agora que você sabe como funciona o teste rápido de influenza, caso precise realizá-lo e reside em Cacoal (RO) e região, conte com a equipe de especialistas do Anga Medicina Diagnóstica. O resultado nas suas mãos em apenas duas horas!
Para agendar seu exame, entre em contato pelo nosso site ou pelo número (69) 3443-0400.