O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Ressonância magnética articular na avaliação de lesões e doenças reumáticas

Atualizado em: 21/08/2024 | Publicado em:

ressonância magnética articular (RM articular) é um exame de imagem que ajuda na avaliação de lesões articulares, fraturas ósseas e doenças reumáticas. Muitas vezes, ela é solicitada para avaliar, com alto nível de detalhamento, regiões como joelhos, tornozelos, pés, ombros, cotovelos, mãos, dedos, quadris e coluna.

Neste artigo, falamos mais a respeito do exame e citamos diversos distúrbios que ele ajuda a diagnosticar. Veja, também, onde realizá-lo em Cacoal (RO). Boa leitura!

Para que serve a ressonância magnética?

ressonância magnética é um exame capaz de gerar imagens do interior do organismo, por meio de um campo magnético e de pulsos de radiofrequência. Essas imagens têm alto grau de detalhamento e ampla gama de contrastes.

Os médicos costumam indicá-la para analisar tecidos moles, os quais estão presentes em diversas estruturas internas. Assim, entre as suas muitas atribuições, destaca-se a capacidade de identificar alterações e lesões nas articulações, ligamentos, tendões e cartilagens.

Saiba mais emPara que serve a ressonância magnética?

Por conta disso, a ressonância magnética é bastante utilizada na investigação de problemas ortopédicos, especialmente ligados a lesões articulares, fraturas ósseas e doenças reumáticas. Além disso, o exame também é empregado no monitoramento vigilante de determinados casos.

Como funciona a ressonância magnética articular?

Para realizar a ressonância magnética articular, é preciso permanecer alguns minutos deitado em uma máquina semelhante a um tubo. Caso o médico solicite, injeta-se uma solução de contraste gadolínio (na veia ou em uma articulação), possibilitando uma visualização ainda mais precisa da área sob investigação.

Em relação aos preparos para o procedimento, deve-se fazer jejum (de quatro a seis horas) apenas se for usado contraste. Além disso, não use roupas com zíperes ou outros componentes metálicos, bem como retire joias e piercings. Caso seja portador de próteses ortopédicas, parafusos ou outros dispositivos metálicos, avise a equipe responsável.

O que a RM articular permite diagnosticar?

A ressonância magnética articular permite diagnosticar uma série de lesões articulares, fraturas ósseas e doenças reumáticas. Possibilita, também, investigar dores agudas não traumáticas inespecíficas, cuja investigação clínica foi inconclusiva.

Entre os possíveis problemas identificados, pode-se citar:

  • tendinites (inflamações nos tendões);
  • entorses (estiramentos dolorosos ou rompimentos dos ligamentos);
  • ruptura do menisco (cartilagem do joelho)
  • artrites (inflamações em articulações, provocando dor e rigidez);
  • artroses ou osteroartrites (desgastes das cartilagens que protegem as juntas);
  • artrite reumatoide (uma doença inflamatória crônica e autoimune, caracterizada pela inflamação das articulações e erosões ósseas, que pode afetar diversos órgãos);
  • hernia de disco (laceração ou rompimento do revestimento de um disco intervertebral, geralmente, na região lombar);
  • fraturas no quadril de pacientes com osteopenia (perda gradual de massa óssea);
  • fraturas em ossos pequenos, como nos punhos;
  • síndrome do túnel do carpo (pinçamento do nervo mediano, provocando formigamento ou adormecimento dos dedos polegar, indicador, médio e anelar);
  • síndrome de Quervain (inchaço e inflamação dos tendões ou da bainha dos tendões que movem o polegar para o lado de fora);
  • doença de Kienböck (degeneração de um dos ossos do carpo, devido à necrose avascular, ou seja, falta de suprimento sanguíneo);
  • espondilite anquilosante (inflamação da coluna, grandes articulações e dedos das mãos ou pés); entre outros distúrbios.

O exame ajuda no planejamento terapêutico?

Com certeza! Como mostrado, graças à qualidade das imagens geradas, o exame possibilita chegar a diagnósticos altamente precisos. Dessa maneira, permite ao médico fazer uma profunda avaliação da região afetada, ajudando-o na definição da estratégia terapêutica mais adequada para cada paciente.

No Anga Medicina Diagnóstica, localizado em Cacoal, é possível realizá-lo com toda segurança. Isso porque, reunimos os mais modernos equipamentos e médicos altamente experientes e capacitados, o que assegura a precisão dos nossos laudos.

Como prova da nossa qualidade, conquistamos o selo de qualidade CBR em RM, conferido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnósticos por Imagem. Além disso, possuímos, também, a acreditação pelo PADI (Programa de Acreditação de Diagnóstico por Imagem).

Portanto, agora que você sabe mais sobre a ressonância magnética articular, se precisar realizá-la, conte conosco. Nossa equipe está pronta para ajudar na detecção de eventuais problemas com rapidez e precisão, favorecendo a efetividade do tratamento e sua breve recuperação!

Para agendar seu exame, acesse nossa central de marcação online. Já para ficar por dentro das novidades da clínica e ver dicas de saúde para a família, siga-nos no Facebook e Instagram!

Publicado por:
Somos um centro de referência em Medicina Diagnóstica, Medicina Ocupacional e Programas de Segurança do Trabalho, localizados no coração de Cacoal (RO).
Cadastre seu e-mail para receber informativos